A esquerda na Encruzilhada.

Muitos devem lembrar do nome do personagem principal do filme Karate Kid, com o personagem “Daniel San”. Papel desempenhado pelo ator Ralph Macchio. A narrativa mostra um garoto de 12 anos chegando a China com a mãe. Naquela terra estranha ele tem que aprender artes maciais para enfrentar o valentão da escola. Sabendo que sozinho não conseguirá ter sucesso, o garoto encontro o Sr. Miyagi, vivido por Pat Morita. Essa decisão transforma o menino em um excelente lutador e o ao final, depois de muito apanhar, ele se consagra.
A esquerda brasileira precisa urgentemente sair da encruzilhada em que se meteu após o Golpe contra a Presidenta eleita Dilma Roussef. Alguns desses pequenos partidos tiveram participação atuante nas manifestações que antecederam a queda da democracia. Incentivaram e turbinaram as manifestações pelos R$ 0,20 em São Paulo, apoiaram o “não vai ter copa” e hoje estão feitos um despacho no cruzamento das Avenidas Brasil, com a Avenida Democrática. Nocauteados, também estão, aqueles Blogueiros de esquerda que apoiaram os movimentos dos Kataguiri da vida.
2017 é o ano do acerto de contas na esquerda. Seus líderes não podem, por dividir ainda mais este espaço. Enquanto não se chega a um consenso de quem poderá ser o candidato desta área a Presidência do Brasil no ano que vem, a direita continua a destruir o que foi construído nos últimos treze anos pelo Governo Petista.
O Partido Democrático Brasileiro avisou que vem com Ciro Gomes. O Partido dos Trabalhadores já avisou que vai ter Lula como candidato. O Partido da Causa Operária e o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados, devem lançar no momento oportuno os seus. O Partido Comunista do Brasil ainda não sinalizou o que vai fazer. Mas a plateia torce para que eles criem, todos, um único bloco para enfrentar com força a campanha eleitoral que já começou a dois anos atrás, quando os Tucanos avisaram que teria terceiro turno. E o resultado todos nós já sabemos qual foi.


Nenhum comentário: