Prefeitura de Canindé realizará “peixamento” no Rio São Francisco durante Semana da Água.


Na próxima terça-feira (19), a prefeitura de Canindé de São Francisco realizará a soltura de cerca de 15.000 alevinos, doados pela Codevasf e Chesf, de espécie nativa nas águas do Rio São Francisco (o chamado “peixamento”). A ação faz parte da programação da Semana da Água, que acontece na cidade e em todo o país entre os dias 18 e 22 deste mês, em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março).
Durante esse período, serão ministradas palestras e atividades educativas, que terão como público-alvo estudantes da rede municipal de ensino, organizações da sociedade civil e a população em geral. O evento é organizado pelas Secretarias de Planejamento através do departamento de Meio Ambiente. O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, dará uma palestra com o tema “Água! O Tesouro do Sertão”.
Para o prefeito de Canindé, Heleno Silva, o peixamento no Rio São Francisco é um ato simbólico, mas de grande importância para os ribeirinhos e o rio. “Nós estaremos devolvendo às águas o que retiramos ao longo de vários anos. Recolocar alevinos e povoar as águas é um ato de preservação, para que no futuro não falte alimentos no Rio São Francisco, que é tão castigado pela pesca predatória e esgotos jogados diariamente sem tratamento algum”, explicou o gestor.
Abaixo, a programação da Semana da Água em Canindé:
Dia 18/03 (segunda-feira):
·       Atividades nas Unidades escolares do Município;
Dia 19/03 (terça-feira):
·       Peixamento no Rio São Francisco;
·       Premiação do concurso de redação e visita ao Canyon de Xingó (Saída da praça central);
Dia 20/03 (quarta-feira):
·       Palestra com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (Tema: Água! O Tesouro do Sertão);
·       Exposição itinerante – Rio São Francisco, oganizada por Luiza Pfal;
·       Lançamento do I Concurso Fotográfico, sob o tema “Um despertar para um novo mundo” (Local: Clube Altemar Dutra, às 19h);



Dia 21/03 (quinta-feira):
·       Palestra “Protagonismo juvenil e sua importância para a conservação dos recursos ambientais”, ministrada por Thiago Roberto Soares Vieira (Engenheiro, Engenheiro Florestal, Coordenador do Monumento Natural Grota do Angico – SEMARH). Local: Clube Altemar Dutra;
Dia 21/03 (sexta-feira):

·        XIV Caminhada pela Vida. Saída da Praça central, às 07h.

Ascom/Canindé-SE.

Nenhum comentário: