CBN, do PT, emplaca secretaria da Indústria e Comércio e quer órgãos da Infra-Estrutura.


A corrente Construindo um Novo Brasil (ex-Articulação), do PT, conseguiu emplacar o engenheiro eletricista James Correia na secretaria estadual de Indústria e Comércio, uma das três pastas vagas com a saída do PMDB do governo Jaques Wagner (PT).

Trata-se do primeiro novo secretário já escolhido desde o rompimento com o partido do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional). Correia, que é um dos fundadores do PT baiano e tem doutorado pela USP, substituirá Rafael Amoedo.

A indicação de Correia foi bancada pelos cinco deputados federais e quatro estaduais da tendência, bem como pelo presidente estadual do PT, Jonas Paulo, e o ex-deputado federal Josias Gomes, que também já presidiu o partido.

A CNB havia ficado sem participação no governo Wagner com a saída, primeiro, de Geraldo Simões (Agricultura) e, depois, de Adeum Sauer (Educação). Agora, a mais representativa das correntes petistas, avançou na estratégia.

Conseguiu garantir também participação em órgãos da secretaria estadual de Infra-Estrutura, que não será mais entregue ao PP em regime de porteira fechada (pelo qual o partido indica todos os cargos e órgãos da pasta).

Os petistas devem assumir posições na Agerba, no Derba e na administração do programa Luz para Todos, todos subordinados à Infra-Estrutura. Em contrapartida, abriram mão do Promo e da Ebal, sob a estrutura da Indústria e Comércio.

Nenhum comentário: