Kit Antena Digital grátis do governo: cadastro e recebimento

A forma de transmissão da rede televisiva tem passado por grandes mudanças. O sinal analógico está sendo substituído totalmente pelo sinal digital.

Para garantir que a população que possui TVs mais antigas continue a ter acesso às transmissões, o governo disponibilizou gratuitamente o Kit Antena Digital para as famílias inscritas no CadÚnico.

A seguir, explicaremos como funciona o Kit Antena Digital, quem tem direito e como fazer a solicitação do benefício.

O que é e para que serve o Kit Antena Digital?

A aquisição do Kit Antena Digital em todo o país foi liberada para auxiliar no processo de migração para o sinal digital, visando garantir que todos tenham acesso à TV.

Com este kit, aqueles que desejam assistir TV terão acesso ao sinal digital, que não tem chances de sofrer interferências do 5G.

Famílias que ainda utilizam a antiga antena parabólica para assistir TV precisam trocar o equipamento para receber o Kit Antena Digital.

De modo simplificado, o processo de “limpeza de faixa” na banda C e a transferência do sinal para a banda Ku exigem a troca dos aparelhos de parabólicas.

Com isso, será possível evitar o risco de interferência no sinal nos próximos 18 meses, pois a banda C deixará de existir.

O que vem no kit gratuito para TV?


Confira os itens que fazem parte do Kit Antena Digital disponibilizado:

1 conversor digital;

1 corpo da antena;

1 fonte de alimentação;

Cabo RCA;

Varetas e suporte com mastro;

Parafusos, porcas e arruelas para instalação;

8 metros de cabo coaxial;

Controle remoto com pilhas.


Quem tem direito ao kit TV digital do governo?

O direito ao Kit Antena Digital é concedido à população que se encaixa nos seguintes critérios:

Famílias inscritas no Cadastro Único que possuam equipamentos antigos em funcionamento;

Famílias que possuam parabólicas em funcionamento;

Famílias que não possuam equipamentos antigos ou parabólicas em funcionamento.

Além disso, a renda familiar máxima precisa ser de até três salários mínimos. Também é necessário residir em uma das capitais brasileiras ou em um município com mais de 500 mil habitantes para ter acesso ao benefício.

Como fazer o pedido da antena e conversor digital

O processo para receber o kit é simples e a solicitação pode ser feita totalmente online.

Para se cadastrar, é necessário apresentar o Número de Identificação Social (NIS) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Os meios para solicitar o kit são:


Site Siga Antenado;

Ligação para 0800 729 2404.

Como fazer cadastro e agendar kit digital gratuito

Caso você esteja em situação de vulnerabilidade social, você deve registrar sua família junto ao CadÚnico, presencialmente em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Desta forma, seu cadastro será analisado e, caso você se encaixe nos critérios, poderá passar a receber algum dos benefícios sociais como o Bolsa Família e Auxílio Gás, além de ter direito ao Kit Antena Digital.

Para agendar o recebimento do kit, o interessado pode ligar ou acessar o site Siga Antenado, onde deverá inserir os dados solicitados e fazer o agendamento.

Caso não esteja elegível para receber o kit de forma gratuita, ele pode ser adquirido em lojas de material de construção ou de produtos eletrônicos.

Com o uso do Kit Antena Digital, famílias de baixa renda de todo o país têm acesso a conteúdos de televisão de qualidade, incluindo notícias, programas educativos e entretenimento.

Por: Lisandra Pinheiro.

Nenhum comentário: