Carlos Rocha, gerente de irrigação da Agrícola Famosa, conta que a sede fica no município de Mossoró (RN), mas existem produções também em Pernambuco, Piauí e Ceará. "Nessas localidades a disponibilidade de água é mínima, em torno de 600 milímetros de chuvas anuais. O gotejamento tem permitido economizar água e fertirrigar. A gente aplica água e os nutrientes direto na raiz da planta, então sempre tem umidade nas plantas”, detalha Rocha.
E eles estão alcançando ótimos resultados. O gerente explica que a escolha dos produtos é feita baseada na qualidade. "Nessa nossa região semiárida tem que ter produto de qualidade para produzir bem. Sem esse sistema de irrigação localizada a gente não conseguiria produzir com alto padrão para a exportação", detalha.
A tecnologia que irriga os frutos da propriedade é um gotejador autocompensado, que promove excelente uniformidade na aplicação de água e nutrientes via sistema, além de possibilitar a irrigação em áreas extensas e relevos íngremes, garantindo que todas as plantas recebam a mesma quantidade de água e nutrientes.
O representante da Netafim conta que outra ferramenta
utilizada pela Agrícola Famosa para melhorar a qualidade da água são filtros de
areia automáticos. Eles contribuem para a proteção e eficiência do sistema,
além da consequente redução na necessidade de mão de obra. "São decisões
adotadas pelo agricultor que refletem na economia e geram mais qualidade do
produto final e lucratividade garantindo a sustentabilidade da produção.
Por: Mariana Cremasco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário