Para pagar o licenciamento completo, que inclui o IPVA, o licenciamento anual e eventuais multas, uma boa opção é utilizar um aplicativo de smartphone ou um caixa eletrônico, escolhendo a opção de pagar o “licenciamento completo”. Os contribuintes podem também se dirigir a um caixa presencial. Em todas as opções, é necessário somente ter o número do Renavam em mãos.
De acordo com o diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Augusto Guenem, o desconto de 20% foi mantido em 2023 levando-se em consideração o cenário de persistência da inflação, alvo de preocupação para os brasileiros, com impacto no mercado de carros. “Para quem deixar pra fazer a quitação integral do IPVA na primeira cota do parcelamento, cuja data varia de acordo com o número final da placa do veículo, também conta com o desconto, só que de 10%”, ressalta.
Em 2023, o parcelamento, que poderá ser feito a partir de março, traz outra boa notícia para o contribuinte: foi mantida a opção, instituída em 2022, de dividir o pagamento em cinco vezes, número também maior que o tradicional pagamento em três vezes. Para parcelar o imposto, os proprietários de veículos só precisam observar a data de vencimento da primeira cota na tabela, de acordo com o número final da placa, e pagar o valor estipulado para cada parcela no prazo estabelecido. É preciso, para fazer jus ao parcelamento, que o valor devido seja de no mínimo R$ 120,00. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter direito ao parcelamento em cinco vezes.
Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de
trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da quinta parcela. Mais
informações estão disponíveis no www.sefaz.ba.gov.br ou via 0800 071 0071 e
faleconosco@sefaz.ba.gov.br.
Alertas do Detran
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba)
alerta que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico
(CRLV-e) não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso
ou gerado arquivo digital, para ficar salvo no aparelho de celular após o
pagamento total do licenciamento. Ou seja, o cidadão tem a opção de imprimir e
guardar para quando precisar apresentar o documento, além de deixar o arquivo
no celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário