Projeto em homenagem a Santa Dulce dos Pobres é apresentado na Setur


O projeto Doce Luz, que tem o objetivo de homenagear a primeira santa brasileira, Irmã Dulce dos Pobres, foi apresentado ao secretário Fausto Franco por representantes da cantora Margareth Menezes e do município de Castro Alves, em reunião na manhã desta segunda-feira (19), na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA). A iniciativa contempla desde lançamento fonográfico e audiovisual, livro, show e espetáculo teatral até a elaboração de um roteiro religioso na cidade do Recôncavo Baiano, onde foi construído o Memorial Santa Dulce dos Pobres.  

A ideia é reunir vários artistas consagrados da música brasileira, como Roberto Carlos, Maria Bethânia e Padre Fábio de Melo, para interpretar canções que celebrem a santa, com lançamento durante a trezena de Irmã Dulce, a ser  realizada no mês de agosto.

“É um projeto que também tem um olhar muito grande para o destino, o turismo religioso em Castro Alves, onde há essa capela de uma beleza tocante, um verdadeiro palco a céu aberto”, diz a coordenadora geral, Jaqueline Azevedo.  

A capela e o memorial Santa Dulce foram construídos no Monte Santo Antônio, em Castro Alves, por iniciativa de Ivan Leão, empresário e conselheiro das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). No memorial está o antigo túmulo que abrigou o corpo da freira por quase dez anos, em Salvador. O museu reúne ainda painéis com fotos e textos que narram a trajetória de fé e caridade de Irmã Dulce, da infância à canonização. 

Idealizado por Margareth Menezes, o projeto Doce Luz prevê o lançamento de uma obra fonográfica de 13 canções, um registro audiovisual das mesmas, um livro-coletânea, um show de lançamento e um espetáculo teatral, com inspiração na Paixão de Cristo, em torno do Memorial Santa Dulce dos Pobres.  A iniciativa tem cunho beneficente.  

“É um projeto muito interessante que, sem dúvida, irá contribuir para alavancar o turismo religioso em Castro Alves, que já conta com tantas belezas naturais e atrativos culturais, como a própria casa onde habitou o poeta Castro Alves”, considera o secretário Fausto Franco. 

Também estão envolvidos no projeto Marcos Didier, gestor do Santuário; o diretor do espetáculo proposto, Jackson Costa, e o prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo. A reunião contou também com a participação do deputado federal José Rocha.  A intenção é que o projeto entre para o calendário religioso do município.

 

Nenhum comentário: