Famílias assentadas da Reforma Agrária são beneficiadas com créditos do Fomento Mulher




Famílias assentadas da Reforma Agrária, do Assentamento Terra Prometida, do município de Nova Soure, assinaram, nesta segunda-feira (26), contratos do Crédito Fomento Mulher. A solenidade aconteceu durante o III Encontro Estadual e Mulheres Rurais “ Ater e a valorização do trabalho da mulher”, que integra a 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, maior feira de agricultura familiar do Brasil.

O Crédito Fomento Mulher integra o convênio para o desenvolvimento dos projetos de Assentamento da Reforma Agrária no Estado da Bahia firmado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), sendo executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e coordenado pela CDA.

Por meio deste projeto, mais de sete mil famílias assentadas pela Reforma Agrária na Bahia estão sendo beneficiadas pelo Fomento Mulher e, posteriormente, por Créditos Fomento.

O Crédito Fomento Mulher consistem no fornecimento de recursos financeiros sob a forma de concessão de crédito aos beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), visando assegurar os meios necessários para o desenvolvimento inicial das atividades rurais e a recuperação dos Projetos de Assentamento de Reforma Agrária na Bahia.

Josefa Maria do Nascimento, do Assentamento Terra Prometida, localizado no município de Nova Soure, destacou suas expectativas para execução dos recursos do fomento: “Este fomento chegou na hora certa. Irá nos ajudar a melhorar nossa produção, que garante o sustento da nossa família”.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, “com a experiência do fomento, as mulheres estarão mais preparadas para desenvolver projetos futuros. Esperamos que estes recursos aumentem sua renda, sua capacidade de olhar possibilidades e oportunidades de comercializar, de produzir e de cuidar do lote. É um recurso, que na parceria firmada com o Incra, muito importante pois, além de valorizar a agricultura familiar, possibilita o empoderamento da mulher”.

A coordenadora executiva da CDA, Renata Rossi, reforçou a importância das entregas para o fortalecimento do meio rural: “Realizamos entregas das políticas públicas desenvolvidas pela SDR nestes quatro anos com enfoque nas mulheres, seja assistência técnica, com a assinatura de contrato para o atendimento das mulheres, seja com a assinatura de contratos do Fomento Mulher, que vai garantir crédito e recurso para estimular a produção, neste caso, nos assentamentos de Reforma Agrária.”

Mais informações - No projeto também estão previstas ações integradas para o desenvolvimento da população rural atendida pelo programa de Reforma Agrária na Bahia, envolvendo a obtenção de imóveis rurais e ações de Desenvolvimento em projetos de Assentamentos de Reforma Agrária, por meio dos serviços de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES).

Nenhum comentário: