Codevasf participa de curso sobre manejo da irrigação.

Mais de 100 pessoas entre profissionais e estudantes participaram do curso sobre irrigação, realizado na 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA). Com o tema: Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como irrigar?, os participantes receberam orientação profissional e puderam discutir experiências.
O curso foi realizado em dois dias com a carga horária total de 16 horas e teve o objetivo de fornecer aos alunos capacitação para o uso de técnicas de manejo, que fomentem o uso racional dos recursos hídricos e do solo. No primeiro dia os participantes tiveram aula teórica, onde debateram seus conhecimentos e tiraram dúvidas. No segundo, a aula prática foi ministrada no perímetro irrigado do Mandacaru, que é mantido pela Codevasf, e foram a campo para conhecer as diferentes formas de irrigar e os equipamentos e cálculos usados para fazer o manejo.
Para a estudante de engenharia agrícola ambiental Rafaela Rodrigues, o curso foi uma oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento que adquiriu na universidade. “O professor trouxe bastante informações práticas, que ele vivenciou ou que está aplicando, não apenas o que está no livro, e isso é muito enriquecedor”, ressalta.
O produtor Rodrigo Andrade trabalha com a plantação de bananas com o pai e conta que é muito importante saber como irrigar e qual o método mais apropriado. “É necessário ter esse conhecimento, tanto para que a plantação dê certo, quanto para evitar o desperdício de água. Vim buscar conhecer novas tecnologias que estão sendo usadas na área e aplicar no meu trabalho”, salienta.
Ernando José Barbosa é técnico agrícola e já tem experiência na área de irrigação, mas revela que sempre está em busca de conhecer outras técnicas que possam beneficiar o seu trabalho. “Com a crise hídrica é necessário irrigar utilizando pouca água, mas sem ter diminuição da produtividade. Eu já tenho conhecimento de campo, mas esses cursos são bons porque nos mantém informados das novidades que surgem na área”, relata o técnico.
De acordo com o professor doutor em irrigação e drenagem que ministrou o curso, Luís Fernando Campache, é preciso que o produtor crie consciência de que é necessário praticar o manejo da irrigação. “Cada cultura, cada região e cada sistema tem um método específico de manejo do solo, mas o ideal é que uma região essencialmente irrigacionista como o Vale do São Francisco, onde nós temos aproximadamente 120 mil hectares irrigados, crie uma consciência de que é fundamental fazer o manejo, pois a quantidade de água economizada seria muito grande”, destaca.
Ainda segundo o professor essa economia de água se traduz em produtividade, dinheiro e na qualidade dos frutos, que é o produto final de todo produtor rural. “O meu desejo é que cada participante desse curso seja um agente multiplicador e essa mensagem possa chegar ao maior número de pessoas. O interessante é que esses produtores assumam seu papel de irrigante e se interessem por esse assunto”, acentua.
O curso de manejo da irrigação foi realizado em Juazeiro pela segunda vez e é uma parceria do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri) com a Agência Nacional de Águas (ANA).

A capacitação foi destaque no programa Bahia Rural transmitido para todo o estado no domingo (12) pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo. Assista à reportagem.

Nenhum comentário: