Rui Costa será anunciado amanhã como o candidato do PT ao Governo da Bahia.‏

Governador da Bahia Jaques Wagner disse em uma rádio na capital que seu candidato ao governo em 2014 é mesmo Rui Costa. Secretário da Casa Civil do estado, Economista graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rui Costa nasceu em Salvador (BA), no bairro Liberdade, no dia 18 de janeiro de 1963. O primeiro contato com as teorias políticas ocorreu no curso de Ciências Sociais, da UFBA.
"A minha indicação para o diretório estadual do PT é o secretário da casa civil Rui Costa. Escolhido o nome, vamos todo mundo para rua. Agora é Rui se colocar e se apresentar", afirmou o governador, no programa de rádio.
Costa iniciou sua caminhada política com a luta sindical, ao lado do atual governador da Bahia, Jaques Wagner, no Polo Petroquímico de Camaçari, na década de 80. Aos 22 anos, foi um dos líderes da primeira grande greve que paralisou o Polo. A atuação sindical levou Rui à direção do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica (Sindiquímica). Também naquele período, ele atuou na criação do Partido dos Trabalhadores no Estado da Bahia.
A luta em defesa dos trabalhadores foi fundamental para a sua eleição como vereador, em 2000. Dois anos depois, coordenou a campanha de Jaques Wagner ao Governo do Estado. Em 2004, foi reeleito vereador com 9 mil votos, o maior número da bancada petista.

Nenhum comentário: