Unidade de processamento de mandioca será inaugurada em comunidade rural de Acajutiba neste mês de junho


Está tudo pronto para a inauguração da unidade de processamento de mandioca e derivados da comunidade rural de Pau de Candeia, localizada no município de Acajutiba, prevista para o dia 30 de junho. A agroindústria foi implantada pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, no valor de R$466,7 mil, com capacidade de processamento de 750 quilos de farinha por dia.

Nesta quinta-feira (23), representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da prefeitura realizaram uma visita técnica na unidade, que deu início aos testes das máquinas e equipamentos. O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, anunciou que, além da inauguração da unidade, será construído um maniveiro e serão entregues mil mudas de mandioca à comunidade.

Implantada pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, a agroindústria vai atender diretamente 130 agricultores familiares da região, que poderão beneficiar a mandioca produzida por eles. 

O prefeito de Acajutiba, Alexandro Menezes de Freitas, destacou que a entrega das mudas será muito importante para a região: “São mudas de qualidade para aumentar a produtividade da mandioca no município, que, somadas ao investimento da casa de farinha, vão alavancar a economia e autonomia dos nossos agricultores”.  

A agricultora Edna Reis dos Santos é uma das beneficiadas: “Ter uma unidade de processamento de mandioca na nossa comunidade é um sonho, pois antes tínhamos um processo todo manual, que necessitava de muito esforço braçal. A nossa casa de farinha marca uma nova conquista para as famílias da comunidade, que vai melhorar nossa renda e gerar empregos”.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial. 

Nenhum comentário: