Itaberaba apresenta plano de desenvolvimento da agricultura familiar à SDR


Como resultado da ação Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a prefeitura de Itaberaba apresentou, nesta terça-feira (22), um plano de desenvolvimento da agricultura familiar do município.

O plano visa estimular e dar assistência técnica aos agricultores e agricultoras familiares do município, com ações de apoio e incentivo para atendimento de demandas dos produtores, fomentando o sistema de diversificação no modelo de produção, geração de renda com sustentabilidade, inclusão social e produtiva.

O sistema produtivo Avícola está entre as principais ações discutidas. Hoje, três associações do município são atendidas pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da SDR, com investimentos de R$166,1 mil. A prefeitura apresentou mais três associações, que serão apoiadas com recursos do município, com o apoio do Governo do Estado.

De acordo com secretário da SDR, Josias Gomes, Itaberaba tem uma importância econômica estratégica, em função da agropecuária já estabelecida e a presença forte de agricultores familiares: “Nesse sentido, estimulamos a prefeitura a ter um projeto agrícola. Hoje, eles nos apresentaram um plano com destaque para a Avicultura de postura e esse trabalho será importante para que a gente possa replicar nos demais municípios. Estamos certos que, dessa forma organizada, com a prefeitura participando ativamente do processo, é o caminho mais correto para a gente dar visibilidade à agricultura familiar e esse é o grande proposito do Parceria Mais Forte”.

O Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia é uma estratégia da SDR para ampliar a articulação entres os mais diversos sujeitos sociais que executam políticas públicas, voltadas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos, a fim de garantir e ampliar a produção de alimentos no Estado da Bahia.

O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, destacou que o município apresentou uma iniciativa que dialoga com a estratégia da SDR, que é o Parceria Mais Forte: “Eles internalizaram no município e já enviaram para o Legislativo um programa municipal que se chama Campo Forte, ou seja, eles institucionalizaram uma estratégia que o estado desencadeou com o Parceria Mais Forte. Isso nos traz o bom resultado das nossas intervenções, a prefeitura participando ativamente com assistência técnica e extensão rural, com incentivo à base de produção e o estado entrando com ações complementares com investimentos na base de produção. Eles já vão dar largada a um projeto de postura.

O secretário de Agricultura de Itaberaba, Fabricio Martinez, explicou que gestão municipal procura fortalecer a agricultura familiar: “No nosso plano de desenvolvimento da agricultura familiar, iremos contemplar vários segmentos da agricultura familiar e o principal será a criação da galinha caipira. Já fomos contemplados pelo Bahia Produtiva e, agora, fizemos uma parceria com a SDR para contemplar mais três associações”.

Nenhum comentário: