Em alusão ao Junho Vermelho, profissionais do Hospital Regional de Juazeiro incentivam a doação aos bancos de sangue do Hemoba


Entre as datas dedicadas aos cuidados com a saúde pública, está o Junho Vermelho, mês de incentivo à doação de sangue. Com o objetivo de conscientizar os profissionais acerca deste assunto, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), tem realizado campanhas, convocando através de materiais informativos, os colaboradores a doarem para os bancos de sangue da unidade local do Hemoba.

Promovido pela Comissão de Humanização do hospital em um momento crítico de diminuição dos estoques de sangue, ocasionado pela pandemia e a necessidade do isolamento social, a campanha também possui o intuito de formar divulgadores da importância dessa doação, estimulando a população a fazer parte deste ato de solidariedade.

“Nós temos hoje uma enfermaria de Hematologia que trata leucemia aguda no Hospital Regional e a região também é um local em que acontecem muitos acidentes de trânsito. Hoje temos uma quantidade pequena de doadores, embora a demanda ainda seja grande, por isso é bastante necessário que haja esse aporte de sangue em estoque para tratarmos esses pacientes”, destaca o médico hematologista do HRJ e do Hemoba, André Magalhães Fernandes.

A fisioterapeuta e integrante da Comissão de Humanização, Carla Mesquita, explica que a campanha acontece não só em alusão ao Junho Vermelho, mas também para incentivo à doação durante todo o ano. “É importante estimular os profissionais de saúde e colaboradores em geral de nossa unidade, pois somos nós que mais entendemos a importância em fortalecer os bancos de sangue. A doação é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas”, ressalta.

Estar descansado e em boas condições de saúde são alguns dos requisitos para a doação, assim como estar sem sintomas gripais e não ter tido Covid-19 nos últimos 30 dias. Além destes, é necessário pesar acima de 50kg, ter entre 16 e 69 anos – menor de idade precisa estar acompanhado de um responsável legal. Também é recomendado que o doador esteja bem alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação.

Para realizar a doação de sangue, é necessário agendar através do telefone (74) 3611-7532 ou do site hemoba.ba.gov.br e comparecer ao local portando documento oficial com foto. O Hemoba está localizado na rua Joaquim Bispo dos Santos, S/N, bairro Santo Antônio, ao lado do Hospital Regional de Juazeiro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nenhum comentário: