PMBA reforça segurança nas escolas com Operação Matrícula 2020


Garantir a tranquilidade no entorno das escolas da capital e da Região Metropolitana de Salvador (RMS) é o objetivo da Operação Matrícula 2020, iniciada nesta segunda-feira (20), pela Ronda Escolar da Polícia Militar da Bahia (PMBA). A ação segue até o próximo dia 27, data em que se encerra a inclusão de alunos dos ensinos Fundamental e Médio, na rede estadual.

Uma das ações desta operação, a visita a unidades escolares, foi realizada no Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (CEAAT), no bairro de São Marcos, na manhã desta terça-feira (21). Policiais foram conferir de perto o andamento da matrícula no local. O subcomandante da Ronda Escolar, o capitão Welber Sales, destacou que “nesse período de matrículas, está sendo feito o atendimento às 263 escolas da rede estadual presentes na capital e na RMS. São utilizadas, no apoio e nas visitas, sete viaturas, sendo cinco automóveis e duas motocicletas, e 18 policiais. São realizadas, ainda, abordagens a pessoas e veículos, nas adjacências das escolas”.

A Operação Matrícula 2020 reforça o trabalho que já é feito normalmente pelas companhias e batalhões que cobrem as áreas nas quais estão presentes entidades de ensino, sejam da rede estadual, municipal ou privada.  Também fazem parte da iniciativa o contato com a direção das escolas e a realização de palestras sobre temas pertinentes ao alunado, a exemplo do combate às drogas, violência e ao bullying. 

Diretora da escola, a professora Valdenice Estrela enaltece que a Ronda Escolar faz parte da rotina pedagógica do CEAAT. “No decorrer do ano, por meio de projetos, acompanhamentos, visitas e palestras, os policiais ajudam a suprir necessidades que sozinha a escola não daria conta, pois precisamos contar com o apoio de outras instituições para que o trabalho pedagógico seja exitoso e a PMBA é um parceiro muito forte dentro dessa unidade”, concluiu. 

Matrícula online

Apesar de qualquer unidade de ensino da rede estadual ser um ponto de matrícula, alunos e responsáveis podem fazer todo o processo pela internet, por meio do site ou do aplicativo do SAC Digital. A plataforma une todos os serviços digitais do Estado em um único portal e está disponível nas lojas dos sistemas Android e IOS. 
Os únicos que precisam cumprir uma etapa presencial são os alunos novos, oriundos da rede municipal ou privada, que precisam entregar a documentação requerida na unidade de ensino na qual irão estudar. As aulas nas escolas da rede estadual de todo o território baiano vão começar dia 10 de fevereiro.


Por: Renata Preza.

Foto: Camila Souza/ GOVBA.

Nenhum comentário: