Dimas Roque: Estado abre mais de 12 mil vagas em cursos técnicos na capital e no interior

6.1.20

Estado abre mais de 12 mil vagas em cursos técnicos na capital e no interior

 

A Secretaria da Educação do Estado abriu processo seletivo para 12.395 vagas em 45 diferentes ofícios, nesta segunda-feira (6). As aulas acontecerão em 126 Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional espalhados por 96 municípios de diferentes regiões da Bahia e os interessados devem efetuar a inscrição, no Portal da Educação, até o próximo dia 16.


A maior parte das vagas é destinada ao interior, já que, ao todo, três mil serão preenchidas por candidatos residentes da capital baiana. O diretor de Empreendedorismo, Inovação e Institucionalização da secretaria da Educação do Estado, Wendell Machado, lembra que o único requisito é a conclusão do Ensino Médio. “O foco são os alunos que terminaram o Ensino Médio, seja no ano passado, ou há mais de dez anos. Os candidatos só precisam ser egressos da rede pública ou terem sido 100% bolsistas em entidades privadas”, explicou.

Após a conclusão do curso, os técnicos têm grandes chances de serem absorvidos pelo mercado, inclusive pelo próprio Estado, por meio de programas como o Primeiro Emprego. A técnica em Administração Vanessa Sena é secretária na Secretaria da Administração do Estado e lembra que, além de atuar com o que aprendeu no curso, ainda adquire novos conhecimentos cotidianamente.  “Tenho colocado em prática tudo que aprendi na teoria, no meu curso de formação. Faço rotinas administrativas, abro processos, ajudo a organizar as rotinas dos setores e ainda tenho aprendido a exercer novas atividades e conhecendo novas áreas”, garantiu a jovem.

Entre as opões de curso estão técnico em Administração, em Análises Clínicas, em Edificações, em Agropecuária e em Artes Visuais.  A divulgação do resultado está prevista para o dia 17 de janeiro e a matrícula dos selecionados será efetuada entre os dias 28 e 30 de janeiro, na unidade escolar para a qual foi classificado. O início do período letivo está previsto para o dia 10 de fevereiro.

Por: Renata Preza.

Nenhum comentário: