Casa Nova terá projeto de desenvolvimento econômico e do enoturismo, aponta SDE



Vinícola da Miolo recebe 2 mil turistas por mês e já investiu R$ 56 milhões; um resort deve ser implantado na região

Com uma produção anual de 2,2 milhões de garrafas de espumante, 500 mil garrafas de vinho e 150 empregos diretos gerados, a vinícola Terranova, do Miolo Wine Group, no município de Casa Nova, recebeu a visita técnica de uma comitiva institucional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), chefiada pelo vice-governador João Leão, titular da pasta, na sexta-feira (24). A intenção é potencializar ações para o fortalecimento do enoturismo da região e que já tem um grupo investidor interessado em construir um hotel vinícola, nas Dunas do Velho Chico.

"A Miolo produz hoje um dos melhores e mais premiados vinhos do país, o Testardi, gera emprego e é um dos expoentes do enoturismo do Vale do São Francisco. A vinícola de Casa Nova é responsável por 90% da produção de todo o espumante do grupo Miolo no país. Queremos incentivar mais ações como esta, para desenvolver muito mais essa região", afirma Leão.

Região onde não se imaginava produzir uva, o Vale do São Francisco, no semiárido baiano, é vetor na produção de vinhos e espumantes de qualidade. Só o Grupo Miolo já investiu R$ 56 milhões, possui 200 hectares plantados e irrigação por sistema de gotejamento, com capacidade de ampliar para mais 200ha. Tem uma produção de 3 mil toneladas fruta/ano e, na fábrica, são processadas 6 mil ton/ano - sendo metade da Miolo e a outra metade de parceiros da região.

A comitiva da SDE, acompanhada pelo deputado estadual Tum, da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa, e do prefeito Wilker Torres, esteve ainda nas Dunas do Velho Chico, um balneário público da Prefeitura de Casa Nova, onde um grupo investidor pretende implantar um hotel vinícola, para ampliar a rota do Vapor do Vinho, embarcação que faz um roteiro turístico no lago do Sobradinho, e desenvolver o potencial econômico e turístico do local. A Grand Valle, fábrica de suco de uva, também no município.

Nenhum comentário: