Polícias Civil e Técnica testam novas pistolas na Áustria


 

Armamento é considerado o mais eficiente por componentes de forças de segurança e especialistas em tiro.

Integrantes das polícias Civil e Técnica da Bahia realizaram, nesta semana (entre os dias 18 e 22 de novembro), testes nas novas pistolas compradas pela Secretaria da Segurança Pública. O contato com os armamentos ocorreu na cidade de Deutsch-Wagram, localizada a 15 km de Viena, capital da Áustria, onde fica a sede da empresa Glock.

Considerada por especialistas como a pistola mais eficiente no mercado mundial, usada por diversas corporações, entre elas o FBI dos E.U.A., o equipamento será utilizado pelas forças de segurança da Bahia. Foram adquiridas 10.168 unidades da pistola Geração 5, calibre 40.


Resistência, precisão, simulações de queda (reprodução de situações do dia a dia da atividade policial) e intercambialidade (desmontagem e montagem) foram exercícios exaustivamente repetidos pelos policiais baianos e funcionários da empresa austríaca.

Representando a PC, o coordenador de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), delegado Fábio Santos Silva, destacou o salto de qualidade com este investimento. "Somos treinados para utilizar a arma de fogo em último caso e, existindo essa necessidade, precisamos de um equipamento de proteção individual de excelência e confiável como este", explicou.

Pelo DPT, o perito criminal Charles Gomes enfatizou a reivindicação antiga dos policiais. "Mostramos a necessidade de atuar com uma pistola de primeira linha e estamos aqui consagrando esse momento. O equipamento é mais leve e eficiente", relatou.

Coordenaram a comitiva baiana na Áustria, o subsecretário da SSP, Ary Pereira de Oliveira, e o diretor geral da SSP, José Roberto Alves dos Santos. O chefe do Centro de Material Bélico da PM, tenente-coronel Juarez Giffoni de Almeida, e o capitão BM Leonardo Rodrigues Rodriguez, chefe da SMCP do Corpo de Bombeiros, completaram o grupo oficial.

Imagem: Alberto Maraux.

Nenhum comentário: