Inmetro, Ibametro e Governo da Bahia renovam convênio para garantir a aplicação da Política Nacional de Metrologia Legal no Estado



Nesta terça, dia 12/11, aconteceu a assinatura do termo aditivo ao Convênio entre o Inmetro, Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e Governo da Bahia, representados respectivamente pela Presidente Angela Flores, o Diretor-Geral Randerson Leal e o Vice-Governador do Estado e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Joao Leão. A cerimônia ocorreu no gabinete do Secretário da SDE, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.


A renovação do convênio, pelo período até novembro de 2020, confirma o Ibametro como o órgão responsável pelo cumprimento da Política Nacional de Metrologia Legal no âmbito do Estado da Bahia, atuando como órgão regulador de mercado com objetivo de proporcionar relações comerciais justas entre o setor produtivo e consumidores. “Agradeço imensamente ao governador Rui Costa pelo apoio à nossa gestão e à renovação desse convênio, tão importante para o fortalecimento sócio-econômico do nosso Estado”, destacou o Diretor-Geral do Ibametro, Randerson Leal.

Logo após a cerimônia, a Presidente do Inmetro, Ângela Flores, visitou as sedes do Ibametro no bairro da Pituba e no Cia, em Simões Filho, deixando uma mensagem de otimismo às equipes de trabalho. “Estamos finalizando um ano muito difícil, tanto para o Inmetro quanto para os órgãos delegados, devido ao contingenciamento de recursos do Governo Federal. Mas eu quero tranquilizar vocês informando que não há o risco de fechamento de órgãos delegados. O Inmetro necessita de “seus braços nos estados” para alcançar os 5,7mil municípios brasileiros”, sintetizou a Presidente do Instituto Federal, na fala aos colaboradores do órgão.

A Presidente disse acreditar que o ano 2020 será melhor, apesar de ainda difícil devido ao momento que atravessa o país.

O Diretor-Geral do Ibametro, Randerson Leal, ressaltou ser muito significativo para a equipe do órgão ouvir o compromisso da Presidente do Inmetro com o fortalecimento dos órgãos delegados. “É importante destacar o papel do Ibametro na garantia da aplicação da Metrologia Legal em nosso estado. Um exemplo é a implantação do inovador sistema de fiscalização do cronotacógrafo, implementado pela atual gestão e hoje reconhecido pelo Inmetro devido a sua efetividade e impacto positivo para a segurança nas estradas”, relatou o executivo.

O Ibametro ocupa lugar de destaque na Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro, figurando na sexta posição entre os órgãos delegados com resultados mais expressivos, em suas diversas atividades na área de Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade.

Nenhum comentário: