Dimas Roque: Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro (quinta-feira)

13.11.19

Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro (quinta-feira)



Onde? Auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS), Avenida ACM, no mesmo prédio onde funcionam o Cedeba, Cepred e Creasi )

Quando? A partir das 8h30 do dia 14 (quinta-feira)

Lançamento da Caderneta de Vacinação do Diabético pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas – Boas.


Discussão dialogada para os diabéticos atendidos no Cedeba sobre “Prevenção da Doença Renal em Diabetes”, conduzidas pela nefrologista Rita Barreto e pela nutricionista Cristiane Pacheco.

O Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) está mobilizado para o movimento que acontece em todo o mundo no Dia Mundial do Diabetes, para chamar a atenção sobre o crescimento do diabetes, considerado pandemia com 422 milhões de pessoas no mundo, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) sendo 13 milhões no Brasil (ocupa o quatro lugar no ranking mundial), 203,7 mil na Bahia.

No Cedeba, o Novembro Azul começou desde o inicio do mês, com reforço das atividades educativas. Nesta quarta (das 9 às 11 horas), a Equipe do Pé Diabético fará abordagem educativa com os pacientes.

Por que azul é a cor do diabetes?

O azul representa a cor do céu que une todas as nações da Terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas. O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade Global para responder à ameaça da pandemia de Diabetes. O Azul é a cor do diabetes.

O Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) foi criado pela Federação Internacional de Diabetes, junto à Organização Mundial de Saúde em 1991, tendo sido oficializada mundialmente pela Assembleia Geral da ONU (OMS) em 2017, com a Resolução nº 61.225. A data faz parte do calendário de Saúde do Ministério da Saúde e é chancelada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) Associação Nacional de Diabetes (ANAD) e grupos organizados.

Nenhum comentário: