Criação de tilápia é um dos destaques da Fenagro 2019



A tilapicultura – criação de tilápia em cativeiro – será um dos destaques da Fenagro 2019. O evento será realizado entre os dias 23 de novembro e 1º de dezembro, e contará com três estandes voltados à atividade.

A cadeia produtiva da tilápia será exposta nos estandes da Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura) por meio de painéis informativos, tanque de criação com mais de 20 mil litros de água, e área de comercialização. A exposição será realizada todos os dias, das 9h às 21h.


“Ao longo dos três estandes os visitantes conhecerão todo o processo de criação da tilápia, desde a seleção dos reprodutores, que são os peixes de melhor qualidade, até a comercialização”, explica o presidente de Bahia Pesca, Marcelo Oliveira.

Passo a passo da cadeia produtiva

A tilapicultura começa com a seleção dos animais de melhor qualidade, com mais chances de gerar descendentes de alto valor comercial. Logo depois acontece a coleta dos ovos, seguida da larvicultura (as larvas são estocadas em grandes tanques, onde passam por inversão sexual).

“A inversão sexual é importante para assegurar que todas as larvas se tornem machos, que crescem mais e, por isso, são mais lucrativos”, conta o gerente de operações da Bahia Pesca, Antônio Laborda. O passo seguinte é a alevinagem (as larvas são alimentadas intensivamente, durante cerca de um mês, até atingir a fase juvenil).

Em seguida esses peixes jovens (com cerca de 30 a 45 gramas) passam por um processo de engorda de seis a oito meses, até atingir o tamanho de abate (cerca de um quilo). Nessa fase é realizada a despesca dos animais, beneficiamento (evisceração, retirada de escamas e cortes) e comercialização.

Ao final da visitação, baianos e turistas poderão comprar filés, espetinhos, bolinhos, coxinhas, quibes e até hambúrgueres feitos com tilápia.

Nenhum comentário: