A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo termina amanhã



Termina amanhã (30), com o Dia D de Mobilização Nacional, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A campanha, que começou no dia 18, é de suma importância para interromper a cadeia de transmissão do sarampo e tem como público-alvo os adultos de 20 a 29 anos não vacinados ou com esquema incompleto para o sarampo. A vacinação para os adultos é feita com duas doses da vacina e, todos os 417 municípios do estado, estão engajados na campanha.


Na Bahia, na 47ª semana epidemiológica, foram confirmados cinco casos novos de sarampo, 01 residente em Andorinha, 01 em Camacan, 01 em Feira de Santana, 01 em Ipiaú e 01 em Ituberá. Com as novas confirmações, sobe para 40 o número de casos confirmados da doença entre residentes baianos. Até 23/11/2019 foram notificados 735 casos suspeitos de sarampo. Desse total, 404 foram descartados (55%), 40 foram confirmados (5%) e 293 (40%), permanecem em investigação.

Sarampo, doença que pode ser fatal

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. A transmissão da doença ocorre quando a pessoa infectada tosse, fala, espirra ou respire próximo a outras pessoas. Somente a vacina pode deter essa transmissão.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso. Por volta de 3 a 5 dias podem aparecer outros sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos.

Na Bahia, a população alvo a ser vacinada é de 849.361 crianças de 1 ano a 1 ano 11 meses e 29 dias. Até no momento, já estamos com quase 90% de crianças vacinadas.

Nenhum comentário: