Secretaria da Educação do Estado premia estudantes e professora por projetos de iniciação científica

Os estudantes protagonistas dos projetos de iniciação científica finalistas da 7ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA) foram premiados, na noite desta quinta-feira (7), no XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, que acontece até esta sexta (8), no Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado Isaías Alves (antigo ICEIA), em Salvador. O evento, que também premiou o Professor Destaque, contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro
Os projetos inovadores, com temáticas diferenciadas que buscam solucionar problemas existentes nos territórios de identidade onde os estudantes vivem, foram desenvolvidos em sala de aula no âmbito do Programa Ciência na Escola. Foram premiados 16 projetos, sendo três em cada categorias: Ciências Biológicas; Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas; Empreendedorismo; Júnior Menor; Energia e Sustentabilidade e Ciências Exatas e Engenharia. Os prêmios foram Chromebooks para as escolas dos projetos premiados e credenciais para a participação dos estudantes em eventos científicos nacionais, a exemplo da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).
O secretário da Educação, Walter Pinheiro, ressaltou a importância da premiação e do protagonismo científicos dos estudantes. “A FECIBA trabalha com diversas experiências, que são sementes, coisas que estão sendo lançadas e feitas que na realidade a gente vai trabalhando. Então, cada projeto deste é um estímulo para a gente continuar em outra direção e mais do que o prêmio, é a constatação do que a escola está fazendo é correto. Estamos cientes de que quanto mais os estudantes fizerem isso, mais nós vamos fazer transformações da escola, com novo método, aprendizado e formas”, salientou.
As estudantes Bruna Palmeira e Brizza Mota, do Colégio Estadual Eurides Santana, no município de Poções, conquistaram o 1º lugar com o projeto “As nascentes do Rio das mulheres: cuidar para não morrer. “Esta é a segunda vez que nós conquistamos o primeiro lugar na FECIBA com o projeto, que agora está mais aprimorado e estamos muito felizes por mais esta conquista”, afirmou Bruna Palmeira. Já Brizza Mota acrescentou que “vai ser muito especial   participar novamente da FEBRACE, em São Paulo”, comemorou Bruna Palmeira.

O estudante Levi Gois, do Colégio Estadual Rubem Nogueira, localizado em Serrinha, disse que ficou entusiasmado por sua equipe conquistar o segundo lugar com o projeto “O uso consciente de energia no ambiente escolar”. “Esta é a primeira vez que eu participo da feira e é muito gratificante porque eu não esperava que isso fosse acontecer. Fico feliz de poder representar a minha escola e a cidade nesta premiação em um evento internacional”, salienta.

Professor destaque - A premiada na categoria “Professor Destaque” foi Thereza Angélica Silva Santos de Matos, que ganhou credencial para participação no curso “Como articular aprendizagem criativa, metodologias ativas e avaliação integradora”, que será realizado em São Paulo. “Estou muito feliz por este reconhecimento e estendo este prêmio a todos os professores orientadores que se dedicam aos projetos de iniciação científica dos estudantes da rede estadual”, destacou.     

As estudantes Anna Karoline Alcântara, 14, Anabelly Mota, 17, e Julia Catenacci,15, do Colégio Estadual Félix Mendonça, em Itabuna ,receberam um prêmio especial pela projeção alcançada com a criação do aplicativo ASF (acompanhe seu filho), através do projeto e-Nova Educação, com o qual estão concorrendo com as equipes mundiais para participar da final da competição Technovation Challenge Brazil, que será realizada, em agosto, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: