Dimas Roque: Festas de São João fortalecem atividade turística na Bahia

23.6.18

Festas de São João fortalecem atividade turística na Bahia

Forte tradição cultural na Bahia, as festas juninas abrangem mais de 300 cidades em todo o Estado e são um produto turístico competitivo que guarda preservadas originais características da celebração regional. Para valorizar ainda mais essa história que inclui Santo Antônio, São João e São Pedro, o Governo do Estado apoia os festejos em mais de 160 cidades. 

A expressividade da festa está demonstrada em estimativa do turismo interno e excursionistas que, juntos, vão somar cerca de 1,5 milhão de pessoas em todo o território baiano, de acordo com estimativa da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur). Este período gera receita estimada de R$ 700 milhões e cerca de 140 mil empregos temporários.

Dentre os municípios contemplados pelo apoio do governo estadual estão Amargosa e Santo Antônio de Jesus, responsáveis por algumas das maiores festas do São João da Bahia. As administrações municipais calculam que a festa vai movimentar cerca de 100 mil pessoas em cada município, entre esta quinta-feira (21) e domingo (24).  A taxa de ocupação hoteleira será de 100% nas duas cidades.

Amargosa terá shows a partir desta quinta (21), e a prefeitura estima geração de 500 empregos temporários nos setores de comércio e serviços, além de injetar em torno de R$ 15 milhões na economia. De frente para o palco que vai receber atrações como Flávio José e Elba Ramalho, a Pousada do Bosque teve as 30 suítes reservadas ainda no mês de março. “Abrimos a venda de pacotes no dia 1º de março e no dia 18 já tínhamos garantido 100%”, informa o proprietário Adailson Cerqueira.

Na pousada Joia do Vale, 16 apartamentos estão ocupados.  Restam apenas três para quem ainda procura vagas para hospedagem no município, onde também é realizado o Forró do Piu Piu – festa privada com shows de Wesley Safadão, Dorgival Dantas e Daniel Vieira, na Fazenda Colibri.

Já em Santo Antônio de Jesus, a festa começou na quarta-feira (20) e segue até domingo (24), com apresentações de Luan Santana, Dorgival Dantas e outras atrações. A cidade também sedia o Forró do Lago, festa de camisa com Marília Mendonça e Wesley Safadão.

O período de festas juninas é responsável pela geração de cerca de mil empregos temporários na rede hoteleira, restaurantes, lojas de vestuário, feiras livres e ambulantes, segundo Rui Tourinho, presidente do Sindicato dos Bares, Restaurantes e Hotéis de Santo Antônio de Jesus e região.

Há poucas vagas para quem deixou a organização da viagem para a última hora. O Pena Branca Hotel, por exemplo, ainda tem disponíveis sete apartamentos, com sala e minicozinha, mas o gerente Edmilson Fonseca acredita fechar reservas até o fim de semana. Os demais 98 apartamentos estão reservados. O Parati Palace Hotel figura entre os hotéis lotados, segundo a gerente Lílian Santana.

Nenhum comentário: