Bahia: Verão Cênico abre inscrições para espetáculos de Teatro e Circo.

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), recebe até o dia 3 de setembro inscrições para a 3ª edição da Temporada Verão Cênico, que, entre os dias 24 de novembro e 7 de dezembro de 2014, promoverá uma programação de até 42 espetáculos de Teatro e Circo nos seis macroterritórios da Bahia – uma iniciativa única no estado, que cumpre a função de contemplar a circulação de produtos cênicos em cidades de todas as regiões. O projeto objetiva estimular a difusão, a diversidade, a acessibilidade e a atuação em rede do Teatro, do Circo e de diversos espaços cênicos baianos, numa correalização com a Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult/SecultBA) e apoio do SESC Bahia, além de também ocupar equipamentos culturais privados. O texto do edital, bem como seus anexos, pode ser consultado AQUI.
Depois de duas edições teatrais já realizadas (2011/2012 e 2013) e um público de 20 mil pessoas alcançado, a Temporada Verão Cênico se expande para as artes circenses, acrescentando ao projeto não apenas uma linguagem, mas também números de apresentações, artistas e plateias envolvidas, chegando a no mínimo 17 municípios das diferentes regiões. A proposta é de criar uma dinâmica de integração entre os agentes e instituições para fortalecer e dar visibilidade ao Teatro e ao Circo na Bahia. Desta vez, a temporada se desloca para a primavera, funcionando como um abre-alas para o verão, garantindo a realização do projeto neste ano, visto que o edital desta 3ª edição havia sido revogado no ano passado, em cumprimento aos Decretos nºs 14.682 e 14.710/2013, que, respectivamente, determinou o contingenciamento no orçamento das secretarias e órgãos estaduais e estabeleceu medidas para a gestão de despesas e custeio.

A programação se espalhará em 14 espaços culturais em todo o estado. Em Salvador, participarão cinco palcos: Centro Cultural Plataforma, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Espaço Cultural Alagados, Teatro Gamboa Nova e Teatro SESC-SENAC Pelourinho. No interior, os espaços se distribuem em nove cidades: Casa Anísio Teixeira (Caetité), Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença), SESC Santo Antônio de Jesus, Teatro Dona Canô (Santo Amaro), Teatro SESC Barreiras, Teatro SESC Jequié e Tenda do Teatro Popular de Ilhéus. Para completar, os municípios de Cipó, Esplanada, Eunápolis, Itaberaba, Jacobina, Serrinha e Vitória da Conquista, além da capital, receberão espetáculos de rua. Por fim, circos de lona poderão alcançar ainda mais territórios baianos.

Nenhum comentário: