Vice-governador visita Mina Pedra de Ferro e obras da Fiol em Caetité


Como parte do roteiro de visitas à Província Mineral do Vale do Paramirim, que tem cumprido desde a última quinta-feira (17) e segue até o domingo (20), o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, esteve nesta sexta-feira (18) no município de Caetité, onde visitou a Mina Pedra de Ferro, da Bamin, que tem como objetivo produzir, de forma sustentável, 18 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

A visita ao Vale do Paramirim tem o objetivo de conhecer melhor o potencial de exploração mineral da região, segundo o vice-governador. “Viemos ver de perto esse projeto de grande sucesso da Bamin, nesta que é uma visita de reconhecimento. Para isso, estamos acompanhados pelo geólogo João Cavalcanti que tem enriquecido nosso conhecimento com muitos detalhes sobre a região e com seu trabalho de prospecção de novas reservas minerais na região”.

A Bamin é uma mineradora que iniciou suas atividades em 2005 com um projeto pioneiro no estado da Bahia. A empresa quer transformar a Bahia no terceiro maior produtor de minério de ferro do Brasil e investe no Brasil em três grandes empreendimentos: Mina Pedra de Ferro, Porto Sul e Ferrovia Oeste-Leste (Fiol).

Segundo a empresa, empreendimentos (Mina e Porto) irão gerar mais 10 mil empregos diretos e 60 mil indiretos na implantação e 1,5 mil empregos diretos e 9 mil indiretos na operação, no total, são cerca de 12 mil empregos diretos e 70 mil indiretos gerados na Bahia. Com contratação de pelo menos 60% da mão de obra local.

 

Fiol

Na oportunidade, a comitiva visitou ainda um trecho de obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol). "A Fiol possui papel estratégico no desenvolvimento econômico da Bahia e será um importante vetor para o escoamento da produção de grãos e minério pelo Porto Sul. Em abril deste ano, a ferrovia teve seu primeiro trecho leiloado na Bolsa de Valores de São Paulo. O trecho de 537 quilômetros está entre os municípios de Ilhéus e Caetité, na Bahia", reforçou Leão.

Nenhum comentário: