Chamada para Grupos e Artistas - Julho Das Pretinhas


O Festival Julho das Pretinhas, organizado pela DiPreta Produções e Moinhos Giros de Arte e Cultura, lança chamada para ações artísticas desenvolvidas por meninas negras. A faixa etária para participação é de 05 a 12 anos e a inscrição pode ser realizada de forma individual ou coletiva.

O preenchimento do formulário e envio do material estão disponíveis entre 16 e 26 de junho. Após esse período, o material passará por análise de uma curadoria especializada. O resultado das ações selecionadas para compor a programação será divulgado em 30 de junho. Podem se inscrever artistas solos ou grupos que contemplem a participação de meninas negras. As linguagens são livres e o material deve ser enviado em vídeo previamente postado no YouTube, liberado apenas para a produção do evento.

A terceira edição do Julho das Pretinhas, prevista para acontecer em formato inteiramente virtual, pretende reunir ações como ocupação de redes sociais, bate papo, oficinas e apresentações artísticas. Voltado para meninas negras, o festival tem âmbito nacional e é organizado pela DiPreta Produções, Cássia Valle e Moinhos Giros de Arte e Cultura e voltado para crianças, adolescentes, ativistas e educadores.

O evento tem como referência o dia internacional da mulher negra latina, americana e caribenha, celebrado em 25 de julho. Tendo em vista o propósito de potencializar o empoderamento do universo feminino negro no âmbito da infância, o festival aparece como uma estratégia de disseminação de representatividades para as crianças negras.

Nesse sentido, toda a programação é produzida e conduzida por mulheres e meninas negras, tendo em vista a inclusão dessas narrativas para influenciar processos artísticos e educativos.

O evento possui como referência o Julho das Pretas, promovido em âmbito regional pelo Instituto Odara e que influenciou diversas iniciativas no campo.

Nenhum comentário: