Implantação de nova linha de transmissão vai gerar 4 mil empregos na Bahia



A implantação e operação de novas linhas de transmissão de energia elétrica na Bahia, pela empresa MEZ Energia, deve gerar cerca de 3 mil empregos diretos na fase de construção, 60 diretos na fase da operação e mais 1 mil empregos indiretos. O investimento é de R$ 484 milhões e vai beneficiar diretamente os municípios de Salvador, Camaçari e Sapeaçu. O protocolo de intenções com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) foi assinado nesta quarta-feira (15). As obras devem iniciar ainda este ano e a previsão do início da operação é para 2023.

“Essa é uma grande notícia para os baianos de todos os municípios por onde as linhas de transmissão irão passar, desde Sapeaçu até a capital. A implantação dessa grande rede vai aumentar consideravelmente o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do Recôncavo e o número de empregos. É um grande bálsamo em meio a esse momento difícil de pandemia”, destaca o vice-governador João Leão, titular da SDE.


De acordo com o CEO da Empresa, Maurício Ernesto Zarzur, ao todo a execução das obras aumentará em 660 mega-volt-amperes (MVA) (2 x 180 MVA em Pirajá e 2 x 150 MVA em Camaçari II) a potência instalada disponível para alimentar as cargas da RMS. “Os benefícios que essa implantação trará à sociedade baiana são inúmeros, como a solução de problemas de esgotamento, de transformação das subestações da Região Metropolitana de Salvador; melhorar a qualidade da energia elétrica fornecida aos clientes, com níveis de tensão adequados e estabilizados; maior confiabilidade e continuidade de fornecimento, contribuição para a sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico; viabilização da expansão do transporte de massa da cidade de Salvador (trecho do metrô existente estação Pirajá até futura estação rodoviária)”, explica Maurício.

Segundo o investidor, além dos critérios técnicos, as obras também apresentam importância social para a cidade de Salvador, pois a construção da nova SE Pirajá 230/69 kV é condição necessária para a implantação do Novo Tramo III, que levará o metrô para a periferia da cidade: "O mesmo será construído em 2020/2021. Outro benefício gerado pelo empreendimento, dessa vez, pela implantação da linha de 500 kV que interligará a Subestação Sapeaçu à Subestação Camaçari IV, será o aumento da capacidade de escoamento das novas geradoras eólicas e solares localizadas na região norte/nordeste do país".

Fotos: Divulgação e Ascom/SDE.

Nenhum comentário: