Especialistas debatem a importância da colaboração para a Educação pós-pandemia


Com o tema “A força da colaboração na Educação pós-pandemia”, uma conferência virtual foi realizada, nesta quarta-feira (29), para debater a importância da construção conjunta de ações para a qualificação da educação. Promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), a atividade teve a participação especial do professor Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados do Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP).

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância da atividade para uma troca de experiências no enfrentamento ao momento de pandemia. "É um rico debate para dialogarmos de forma colaborativa ações que possam qualificar a educação, principalmente neste momento de pandemia. Nossa busca sempre foi esta colaboração, que parte do diálogo frequente com conselhos, fóruns, prefeituras, secretários municipais, empresas do terceiro setor, sindicatos e movimentos sociais. E o professor Mozart, pelo seu conhecimento, vem somar a estes esforços", afirmou.

Assista à conferência virtual aqui.

Segundo o professor Mozart Neves Ramos, que também é membro do Conselho Nacional de Educação e atuou como presidente-executivo da organização Todos pela Educação, a colaboração faz parte do conceito da educação. "Não enxergo fazer educação sem colaboração, sem diálogo, sem o contraditório. Estes são conceitos muito caros para uma educação de qualidade e que possa impactar na formação das crianças e jovens. Estamos em um momento diferente, mas minha mensagem é a de que 2020 não é um tempo perdido. É um momento de novas aprendizagens, com o uso das tecnologias", disse.

O presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-BA), Paulo Gabriel Nacif, destacou a importância do professor Mozart na contribuição para a Educação na Bahia. "Junto com Mozart, iniciamos o primeiro projeto de desenvolvimento dos arranjos educacionais territoriais, por meio da  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), promovendo um diálogo maior entre os municípios da região e se tornando referência para outros estados. É um educador que busca soluções para os desafios".

 Foto: Divulgação.

Nenhum comentário: