Chega a 1.260 o número de roteiros de estudos on-line disponibilizados pela SEC para auxiliar aprendizagem dos estudantes


Mais 70 novos conteúdos do Roteiros de Estudos já estão disponibilizados pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), totalizando 1.260 atividades em sua 18ª semana, a contar do início da suspensão das aulas, decorrente da pandemia do novo Coronavírus. Nesta semana, os conteúdos trabalhados são da área de Ciências Humanas. Os roteiros são direcionados a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ª ano do Ensino Médio.


Os Roteiros de Estudos – que são apresentados a partir de uma proposta de cronograma para a realização de atividades autoexplicativas, descritivas e objetivas – visam contribuir na manutenção do engajamento dos estudantes e estimulá-los na adoção de rotinas de estudo, especialmente neste momento de isolamento social. Ao acessarem o conteúdo, que está sendo elaborado por professores da rede estadual, os estudantes vão encontrar exercícios que buscam contemplar tanto os que têm acesso à internet, quanto os que não têm.


A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão, ressalta que a proposta pedagógica oferece sugestões de conteúdos a serem trabalhados nos diferentes componentes e áreas, incentivando o engajamento dos estudantes em uma rotina de estudos mais organizada e compatível com cada série. “Este material também está contribuindo com os professores no sentido de ajudá-los na interação com os estudantes, de forma qualificada, em salas virtuais ou grupos de WhatsApp”, completa a gestora.


As atividades são opcionais, mas a Secretaria da Educação recomenda que os estudantes e os professores acessem os roteiros, que podem ser utilizados como fichas de estudo, com os resumos dos assuntos selecionados. Os estudantes podem seguir o calendário semanal dentro do cronograma sugerido (das 9h às 12h) ou seguir o seu próprio ritmo e interesses pessoais.


Área de conhecimento – A SEC disponibiliza sete roteiros novos por semana (um para cada ano/série) e cada roteiro contém 10 atividades, totalizando 70 atividades novas por semana. Cada semana é destinada à uma área de conhecimento diferente: Linguagens; Matemática e Ciências da Natureza; e Ciências Humanas. Os materiais, no entanto, ficarão disponíveis no Portal da Educação (educacao.ba.gov.br) durante todo o período de isolamento social.


Suspensão das aulas - As aulas na Bahia estão suspensas por decreto do Governo do Estado e serão repostas a partir da elaboração de um novo calendário escolar.


Foto: Ilustrativa.

Nenhum comentário: