UNICA ver viabilidade no novo cluster sucroenergético baiano



SDE apresentou, em São Paulo, o projeto à entidade que representa o setor

Uma comitiva baiana, formada pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), o vice-governador João Leão, técnicos da pasta e empresários que estão investindo na implantação de usinas de cana-de-açúcar na região do Médio São Francisco, estiveram na União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA), em São Paulo, nos dias 29 e 30/01, para apresentar o projeto do Polo Bioenergético e Sucroalcooleiro da Bahia. Para a entidade, a mais representativa do setor no Brasil, a Bahia é o estado do Nordeste onde o segmento sucroenergético pode crescer ainda mais. 

Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da entidade, destacou acreditar fortemente na viabilidade do cluster baiano, em implantação nos municípios de Barra e Muquém do São Francisco. Para ele, é necessário o Estado da Bahia estimular o consumo do etanol através de um regime diferenciado de alíquotas entre a gasolina e etanol. O representante da UNICA disse ser possível fazer este processo sem provocar perda fiscal pelo Estado.

“A Bahia tem um déficit grande na produção neste setor sucroalcooleiro. Para reverter este quadro, a SDE criou o projeto de um Polo de Desenvolvimento Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, com foco em tornar o estado competitivo na produção, diversificar o potencial energético da região e descentralizar a arrecadação de ICMS no estado”, afirmou Leão.

O projeto do Grupo Paranhos, já em implantação, e o Projeto Igarité, em prospecção, foram os cases apresentados no encontro com a UNICA. Dos 921 empregos diretos e até 3 mil empregos indiretos previstos na primeira usina em implantação, 500 já foram efetivados em Muquém.

A Única congrega todas as indústrias deste ramo. Para a SDE, eles estão animados e acreditam que, com o Renova Bio, o país precisará de algo em torno de 20 a 30 usinas, com 3,5 milhões de toneladas, cada uma, para atender às novas regras. O projeto baiano teria potencial para reforçar este incremento.

Os superintendentes de Atração de Investimentos, Paulo Guimarães, e de Monitoramento de Empreendimentos, Deraldo Carlos, ambos da SDE, e os empresários Sergio Paranhos e Pedro Leite, participaram da reunião.

Nenhum comentário: