O Rapa na prefeitura de Paulo Afonso


Prefeitura de Paulo Afonso/BA

O termo “Rapa” ficou muito conhecido no Brasil através dos jornais diários nos canais de TV, principalmente nos programas populares onde se mostra as mazelas do povo pobre. Nas ruas do comércio da cidade de São Paulo é comum ver, quando se vê correria de ambulantes com suas mercadorias e correndo, se ouvir gritos de, ´’ o Rapa”. Que é quando o carro da administração pública local, em que fiscais e policiais percorrem a cidade para apreender pequenos veículos não-matriculados e a mercadoria de vendedores ambulantes não licenciados aparece.

É também nome de uma Banda de Rock, cujo seu cantor, Falcão, hoje faz carreira solo.

No Nordeste o significado ganhou, também, outra conotação. A de que quando acontece algo em grande volume, se identifica que aconteceu um rapa. E é o que está acontecendo estes dias na prefeitura da cidade de Paulo Afonso na Bahia.

O prefeito Luiz de Deus (PSD), fez publicar diversos termos de exoneração de funcionários em cargos de comissão. Dizem que tudo faz parte do jogo pré-eleitoral deste ano. Ele estaria demitindo pessoas que, segundo dizem, seriam ligadas ao ex-prefeito Anilton Bastos. Que já foi seu aliado, mas que agora será candidato em oposição ao seu criador.

Até o gabinete do Vice-prefeito, Flávio Henrique, recebeu a rebordosa e teve pessoas demitidas. Em época de eleição, o rapa é só um motivo nessa guerra já declarada.

Nenhum comentário: