Hospital da Mulher realiza triagem para mastologia e planejamento familiar


No próximo sábado (18), das 7h às 9h, o Hospital da Mulher (HM), no Largo de Roma, em Salvador, vai realizar uma triagem para marcação de consultas com mastologistas e especialistas em planejamento familiar. Podem participar pacientes que já possuam exames como mamografia, ressonância magnética ou ultrassonografia mamária, biópsias ou alterações palpáveis e visíveis na mama, como sangramento ou ferimento. Quem deseja colocar o dispositivo intrauterino (DIU) ou fazer laqueadura também será atendida. Além dos exames, a paciente deve apresentar carteira de identidade (RG), comprovante de residência e cartão do SUS. 


“Nosso hospital é voltado para o tratamento das pacientes com câncer de mama. Então, as pacientes que devem ser encaminhadas são as que têm alteração no exame de mama. Elas serão acolhidas para que a gente possa dar seguimento no tratamento delas. O outro foco dessa ação é o planejamento familiar. Nós vamos receber pacientes entre 25 e 40 anos de idade, que tenham pelo menos dois filhos e queiram realizar laqueadura tubária, como contracepção definitiva, e pacientes que desejem colocar o DIU como método contraceptivo de longo prazo”, explica o coordenador o serviço de ginecologia do HM, Luis Carlos Monteiro. 

Em outubro do ano passado, a dona de casa Tatiane Sacramento participou de uma triagem em mastologia no HM. Ela levou os exames que mostravam a presença de um nódulo na mama esquerda. A partir deste atendimento, Tatiane iniciou o acompanhamento do caso. O próximo passo é a realização da biópsia. “Meu tratamento está sendo maravilhoso. Foi uma oportunidade muito boa para mim porque todas as portas estavam fechadas para fazer meu tratamento. Agora já fiz vários exames e só falta fazer a biópsia”, conta.

Em três anos de funcionamento, o HM se tornou referência estadual em saúde da mulher e já realizou o total de 650 mil atendimentos, sendo 27 mil cirurgias. “O HM é um hospital premiado nacionalmente, que vem se desenvolvendo no ensino e pesquisa com a residência. São feitos muito importantes, mas muito mais importante que isso e que nos gratifica muito é perceber que este hospital se tornou o hospital do coração das mulheres da Bahia. Isso nos anima e nos motiva a continuar trabalhando pelo aprimoramento contínuo dos processos”, afirma o diretor-geral da unidade, Marco Antônio Andrade. 

Com exceção do Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (Serviço AME), que funciona sob demanda espontânea, 24 horas por dia, o atendimento no HM é agendado por meio da Lista Única, através das Unidades Básicas de Saúde dos municípios. Mais informações sobre a unidade podem ser obtidas pelo número 0800 071 4000. A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Por: Lina Magalí.

Foto: Fernando Vivas/GOVBA.

Nenhum comentário: