30.1.20

Ex-prefeito Zé Ivaldo lançará livro “A invenção dos Royalties de Hidrelétricas”



O ex-prefeito de Paulo Afonso na Bahia lançara o livro “A invenção dos Royalties de Hidrelétricas”. O autor do livro foi a principal pessoa no Brasil na luta pela cobrança de áreas inundadas para o pagamento de impostos pelas empresas que as utilizam para a geração de energia.

A obra conta a história da campanha pela criação dos royalties de hidrelétricas, desenvolvida em Paulo Afonso, na Bahia, e conquista com a incorporação ao texto da Constituição Federal vigente. Ele ainda aborda a implantação das barragens e usinas, identifica os profundos impactos econômicos e socioambientais por elas causados e analisa a importância para o município de Paulo Afonso da denominada compensação financeira pelo uso de Recursos Hídricos (CFURF).


Antes, o autor revisita a ocupação do São Francisco e as violentas travadas por sua dominação pelos povos pré-históricos, indígenas e colonos portugueses, coronéis, cangaceiros e movimentos messiânicos, com foco na Cachoeira de Paulo Afonso, na confluência dos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

O livro foi editado pela Universidade do estado da Bahia, através da Opará – Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação.

Segundo o autor, Zé Ivaldo, a data de lançamento será anunciada em breve.

Nenhum comentário: