Equipe da SDR realiza visitas técnicas nos municípios de Mascote e Camacan


Uma comitiva formada por dirigentes e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), acompanhada de lideranças locais, realizou, nesta terça-feira (14), visitas técnicas nos municípios de Mascote e Camacan, Território de Identidade Litoral Sul.

No município de Mascote a equipe conheceu as novas estruturas da feira livre do distrito de São João do Paraíso. A ação, executada pela SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), beneficiará, aproximadamente, nove mil pessoas, que passaram a contar com um espaço adequado para a comercialização de produtos locais.


Em Camacan foi visitada a unidade de beneficiamento de pescado que atenderá mais de 200 famílias de municípios da região, a partir de investimentos, do Governo do Estado, na Cooperativa da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba) e Associação dos Pescadores Artesanais da Região do Baixo Jequitinhonha do Município de Itapebi, via Bahia Produtiva, projeto executado pela SDR/CAR, por meio de acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

De acordo com o secretário Josias Gomes, “nós temos duas grandes iniciativas sendo concluídas em breve aqui na região cacaueira que vão, sem dúvida, incrementar aquela política que nós estamos desenvolvendo por meio da SDR. Uma é a feira do Distrito de São João do Paraíso, que vai dinamizar a venda e a comercialização; e, em Camacan, a unidade de beneficiamento de pescado, que vai gerar emprego e permitir que a gente agregue valor ao pescado. Nós não estamos apenas no caminho, nós estamos dizendo que é possível dinamizar a economia a partir da agricultura familiar que nós estamos desenvolvendo”, observou.

Camacan possui uma população de aproximadamente 35 mil habitantes, que serão beneficiados com outras obras, como a da reforma do mercado municipal. A previsão é que a obra seja entregue no início do segundo semestre de 2020.

Comercialização da agricultura familiar
O Governo do Estado vem investindo em construção, reforma ou ampliação de mercados municipais em toda a Bahia. Nos últimos anos, cerca de 60 mercados, centros de abastecimento e feiras livres foram entregues a populações urbanas ou rurais, oferecendo estrutura e condições adequadas, tanto para quem produz a vende, quanto para quem compra e consome.

Gildeon Farias , integrante da Coofasulba, afirma que, com a chegada da unidade de beneficiamento, será possível qualificar o processo produtivo do pescado: “Estamos muito felizes com isso, otimistas já temos uma base de produção, nós já vendemos pescado in natura, o peixe fresco, mas com essa unidade nós vamos agregar valor e verticalizar a produção, podendo fazer vários cortes do filé, do peixe espalmado, vários tipos de corte que nós estamos fazendo nessa unidade para colocar no mercado”. 

Arnaldo Lopes, prefeito de Mascote, destacou que o Governo do Estado, por meio da SDR, tem atendido o município e cuidado da região: "Essa reforma do mercado municipal em São João do Paraíso é uma ação extraordinária, que vem beneficiar vários comerciantes que antes viviam em condições precárias, comercializando seus produtos sem higiene, estrutura e conforto, mas, hoje, graças aos esforços desses homens, nós vamos ter um espaço para as pessoas defenderem seu pão de cada dia com dignidade, sempre. Só tenho a agradecer".

Nenhum comentário: