Eldo Boss lança álbum que mescla rapcore e música baiana nos Barris



Show acontece no Xisto Bahia, espaço cultural administrado pela DEC, da SecultBA

Um disco para resgatar e ressignificar a música rap/metal baiana. Este é o álbum Rebaianizar, o mais novo trabalho do músico Eldo Boss, que será lançado sábado (25), às 19h, no Espaço Xisto Bahia, um dos 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O show de lançamento mescla música baiana e rapcore (subgênero do rap rock que funde elementos do hip hop com o punk rock e hardcore punk) e terá as participações de Mari Buente e Menos Um No Quarteto. O acesso é gratuito.

Esse é o primeiro disco de Eldo Boss como rapper, que faz um resgate do rap soteropolitano dos anos 90 e apresenta dramas e crônicas, utilizando instrumentos orgânicos e digitais que traduzem a cultura musical baiana. Como o próprio Boss define, o álbum é “um grito contra esse padrão estético que deseja encaixar a baianidade”. Além de canções de Caetano, o disco traz o sampler de músicas de Dorival Caymmi e Camisa de Vênus, todos extraídos diretamente de discos de vinil para preservar a roupagem ‘crua e suja’, como descreve o artista. Toda a produção do disco é assinada por Marcelo Santana, da AquaHertz Beats, que é especialista em música baiana e eletrônica.

Outra característica do novo disco de Boss é a participação do músico na produção orgânica das faixas. Ele aparece tocando guitarra, violão, cavaquinho e Derbak – instrumento de percussão tradicional na música árabe.

Eldo Boss - Natural do Rio de Janeiro, o cantor e compositor Eldo Boss morou em diversas cidades até chegar a Salvador. Começou a cantar com 16 anos em bandas da escola, mas foi aos 17 que entrou em uma banda estruturada de HardCore. Entre suas referências musicais se destacam grupos como Racionais MCs, Apocalipse 16, Dj Alpiste, Gabriel Pensador, Beastie Boys e Facção Central. Além dos grupos de rap, ele lembra também bandas como Planet Hemp, Rage Against the Machine, Red Hot Chili Peppers, P.O.D, Flow de Zack de la Rocha e Ad-Rock.

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

Serviço

Eldo Boss convida Mari Buente e Menos Um No Quarteto
Dia e Horário: 25 de janeiro (sábado) - 19h
Quanto: Gratuito
Local: Espaço Xisto Bahia - Rua General Labatut, 27 - Barris, Salvador-BA
Classificação: 16 anos.

Nenhum comentário: