Curso de extensão Astronomia nas Férias está com inscrições abertas


Apresentar à comunidade um pequeno panorama da astronomia. É com este objetivo que o Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promoverá o curso de extensão Astronomia nas Férias - 2020. O evento é direcionado a professores de Ciências da Rede Pública de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e cidades da região, estudantes de licenciaturas em Ciências e à comunidade em geral. O curso acontecerá nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Miniauditório 1 do Complexo Multieventos do Campus Juazeiro. Há 100 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas até 2 de fevereiro.
Os interessados devem se inscrever por meio de formulário online. Após o preenchimento, o participante deve confirmar a inscrição com a entrega de um quilo de alimento não perecível. A coleta será realizada nos dias 12 e 13 de fevereiro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, no hall de entrada do prédio de salas de aula do Campus Juazeiro da Univasf. Os alimentos arrecadados serão doados para instituições de ação social e a não entrega implicará na perda da vaga para o evento.

Os participantes serão selecionados, após o período de inscrição, de acordo com a adequação ao perfil de público alvo. Professores de Ciências da rede pública têm prioridade, seguidos de estudantes de licenciaturas em Ciências e, por último, membros da comunidade em geral. O resultado da seleção será divulgado até o dia 10 de fevereiro no site.

A programação do primeiro dia de curso terá início às 14h, com a palestra de abertura “Uma pequena história da Astronomia”. Após isso, o dia segue com uma palestra sobre “Observações Astronômicas” e, no início da noite, uma observação do céu. Na segunda tarde de evento, também com início às 14h, a programação conta com duas palestras, a primeira sobre “O sistema solar” e a segunda sobre “Via Láctea”. Para finalizar, será realizada a última observação do céu.

Nas palestras serão abordados desde temas como a mecânica celeste, até os maiores desafios científicos, como a natureza da matéria e energia escura (uma energia que não se sabe a origem, mas que afeta todo o universo conhecido). Para as oficinas de observação e identificação de corpos celestes, serão utilizados equipamentos como telescópios, binóculos e mapas celestes. Os participantes que obtiverem mais 75% de presença terão direito a certificado.

O coordenador do Núcleo de Astronomia do EACC, Militão Figueredo, afirma que o Astronomia nas Férias foi pensado como um projeto de extensão que deverá oferecer à comunidade atividades sobre astronomia. “A importância do curso se faz dentro do campo do conhecimento científico, visto que a Astronomia tem ligação íntima com todo o conhecimento científico”, ressalta Figueredo.

Nenhum comentário: