Bahia Pesca faz nova coleta de pescado em área atingida pelo óleo



A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, reiniciará na segunda-feira, 27, a coleta de pescado em áreas atingidas pela mancha de óleo que afetou o estado no ano passado. A ação visa monitorar se os organismos continuam livres de contaminação por hidrocarbonetos.

Nas análises anteriores foram identificados que 99% dos organismos não estavam contaminados com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) em níveis acima dos adotados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) como seguros. A análise das amostras foi feita pelo Laboratório de Excelência em Geoquímica, Petróleo, Energia e Meio Ambiente (Lepetro) da Ufba, a pedido da Bahia Pesca.

Esta nova coleta incluirá cerca de 500 amostras de peixes, ostras e crustáceos de dez cidades baianas: Jandaíra, Conde, Entre Rios, Camaçari, Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Jaguaripe, Valença e Taperoá. A etapa de coleta será concluída em 13 de fevereiro.

“A escolha dos animais que serão coletados levou em conta sua ampla distribuição, sua representatividade enquanto recurso pesqueiro e a capacidade de resposta às alterações do ambiente. Para a seleção das localidades utilizamos como referência a relevância dos estuários, a importância do porto pesqueiro e da frota, e o registro da ocorrência do óleo”, explica o técnico da Bahia Pesca, Brunno Falcão.

Os resultados das análises devem ser divulgados até 26 de março. Outras coletas serão realizadas em abril e incluirão cidades do Litoral Sul e Extremo Sul.

Nenhum comentário: