Unegro promove 11ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares



Nesta quarta-feira, dia 20, acontece a 11º Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares. A atividade é promovida pela União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro), em parceria com entidades do movimento social e o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi) e da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Setre) , e é parte da programação do Dia Nacional da Consciência Negra.


A tradicional lavagem ocorre às 8h, na Praça da Sé, onde está localizada a estátua de Zumbi dos Palmares, um dos mais importantes símbolos da resistência negra no Brasil. Antes disso, acontece a concentração na sede da Unegro, na Rua Frei Vicente, 13 - Pelourinho, de onde sai o cortejo com destino à Praça da Sé.

“Esse ano o tema da Lavagem é Em Defesa da Vida da População Negra: Contra a Política de Morte do Governo Bolsonaro para denunciarmos as políticas  genocidas promovidas por este governo que tem resultado no aumento da fome, miséria e desemprego, destruição do patrimônio nacional, do meio ambiente e dos direitos trabalhistas e sociais como a previdência pública, bem como promove o aumento da violência letal que vitima preferencialmente mulheres e jovens negros", destaca a presidenta Nacional da Unegro, Ângela Guimarães.

Após a lavagem, as mulheres comandam a festa, com apresentação da Banda Didá e ABC do Samba, ambas somente com mulheres na formação dos grupos. A Tambores de Búzios também anima a lavagem.

Serviço:

O quê? 11a Lavagem Estátua Zumbi dos Palmares
Onde? Praça da Sé – Centro Histórico
Quando? 20 de novembro (quarta-feira)
Horário: 8h

Nenhum comentário: