Pesquisador apresenta diferentes visões sobre Antônio Conselheiro na Feira Literária de Canudos


 

A 1ª Feira Literária de Canudos trará para a Bahia o paulista Leopoldo Bernucci, estudioso da obra de Euclides da Cunha e professor da Universidade da Califórnia-Davis, nos Estados Unidos, onde leciona literaturas brasileira e hispano-americana e ocupa a cátedra Russel F. and Jean H. Fiddyment de Estudos Latino-americanos.

Ele está entre os convidados mais aguardados desta edição e fará a conferência de abertura no próximo dia 21, às 20h, no Espaço Edivaldo Boaventura.


Bernucci abordará as diversas faces de Antônio Conselheiro
 e como o líder de Belo Monte (antiga Canudos) era visto por Euclides da Cunha; jornalistas brasileiros e estrangeiros; testemunhas locais; escritores de ficção; párocos do interior baiano, autoridades do Estado da Bahia e militares que participaram da Guerra de Canudos.

Além de professor, Bernucci é autor e editor de numerosos
 ensaios e livros acadêmicos sobre literatura e cultura espanhola e americana dos séculos 19 e 20. Entre suas obras estão "A imitação dos sentidos", "Discurso, ciência e controvérsia em Euclides da Cunha", ambos dedicados aos estudos sobre “Os sertões”. Mais  recentemente, ele lançou "Paraíso suspeito: a voragem amazônica", no qual resgata as relações intertextuais entre Euclides da Cunha, Alberto Rangel e o famoso escritor colombiano José Eustasio Rivera.

Nenhum comentário: