Educadores saem em caravana de Salvador a Caetité para difundir legado de Anísio Teixeira


 

Um ônibus com 24 pessoas, sendo a maior parte educadores baianos, sairá, nesta terça-feira (26), de Salvador, passando por Jequié e Vitória da Conquista, até Caetité, terra natal de Anísio Teixeira, na primeira etapa da caravana, que integra o projeto “2020: Ano Anísio Teixeira”. Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), o projeto tem como objetivo resgatar a memória e celebrar o legado deste que foi um dos maiores educadores brasileiros de todos os tempos.

A Caravana Anísio Teixeira partirá, na terça-feira (26), do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque. A Escola Parque foi idealizada por Anísio, que, no final da década de 1940, colocou em prática parte de sua concepção na educação pública. Anísio propôs tempo integral na escola, com variadas atividades e, em 1950, inaugurou o Centro Popular, depois Centro Educacional Carneiro Ribeiro e atual Escola Parque. De acordo com a programação, na terça, às 16h, acontecerá o ato inaugural, com descerramento de placa memorial da caravana, além de apresentações de fanfarras escolares e da Banda de Chorinho. A atividade contará com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.


Na ocasião, também será lançado o livro “Menino Movimento”, das professoras Sandra Santos, diretora geral do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, e Denise Calasans, assessora de Cultura, Arte e Patrimônio do respectivo instituto.  O livro tem 20 ilustrações e retrata a infância do educador Anísio Teixeira e, através de sua história, revela o encanto de brincar e aprender.

Quarta-feira em Jequié – Após o ato inaugural, a caravana partirá para Jequié, onde será recepcionada, às 8h de quarta-feira (27), no Auditório da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB). Na universidade, dentre outras ações, será realizada uma mesa redonda intitulada “Anísio Teixeira: vida e obra”, com a participação especial de Carlos Teixeira, filho do educador. A atividade também contará com as presenças de Anatércia Contreiras, presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE); Luiz Otávio de Magalhães, reitor da UESB; e de Adélia Pinheiro, secretária de Ciência e Tecnologia do Estado.

Chegada em Vitória da Conquista - Após a programação da manhã, os participantes seguirão para Vitória da Conquista, com chegada prevista, ainda na quarta-feira (27), às 17h20, no Campus da UESB, onde será feito o descerramento da placa memorial da caravana. Em seguida, às 18h30, será realizada uma mesa redonda no auditório do Campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além de Carlos Teixeira e do reitor Luiz Otávio de Magalhães, também irão participar da mesa redonda o reitor da UFBA, João Carlos Salles, e a professora da UFBA, Danúsia Cardoso Lago.

Quinta-feira em Caetité - Após passagem por Jequié e Vitória da Conquista, a caravana desembarca em Caetité, na quinta-feira (28), para um dia inteiro de atividades. A partir das 9h, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), será realizada uma reunião dos conselhos de Educação da Bahia. Em seguida, a mesa redonda sobre “O legado de Anísio Teixeira” terá, entre os participantes, o professor e ex-reitor da UFBA, Naomar Almeida; o professor Juliano Matos, da Fundação Anísio Teixeira; o professor da UFBA João Augusto Rocha; e a professora Rosany Silva, presidente do Conselho Municipal de Educação de Caetité. No período da tarde, a partir das 14h, será realizada outra mesa redonda, “120 anos de Anísio Teixeira: desafios para uma educação democrática na Bahia”, coordenada pela professora Gilvânia Nascimento, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME Bahia).

A atividade de encerramento da primeira etapa da Caravana será na Casa Anísio Teixeira, em Caetité, a partir das 14h, com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Também devem participar, o prefeito de Caetité, Aldo Ricardo Gondim; o reitor da UNEB, José Bites; a presidenta do CEE, Anatércia Contreiras; Gilvânia Nascimento, da UNCME Bahia; e Juliano Matos, presidente da Fundação Anísio Teixeira. O professor Paulo Gabriel Nacif, ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e assessor especial da SEC, e o professor Nildon Pitombo, também assessor especial da SEC, acompanharão a caravana durante todo o percurso.

Mais sobre o projeto - No dia 12 de julho, data do 119º aniversário de nascimento de Anísio, aconteceu o lançamento do projeto Ano Anísio Teixeira em 2020, por meio da publicação do decreto governamental 19.132/2019, que nomeou uma comissão executiva para gestão de atividades em homenagem ao educador. A programação de atividades para o Ano Anísio Teixeira, proposta pela comissão, consistirá em eventos, publicações, lançamentos, premiações, celebrações e outros atos públicos.

Saiba mais sobre a Caravana e a vida de Anísio Teixeira.

Foto: Reprodução.

Nenhum comentário: