Coopag agrega a produção dos agricultores familiares!


A Cooperativa de Produção Agropecuária de Jiló (Coopag) prova que com estratégia, união, e boa aplicação dos recursos recebidos, pode-se alcançar resultados extraordinários. 
  
A cooperativa fica no distrito de Giló, no município de Várzea Nova. 

São 180 cooperados focados em um modelo da agroindústria de pequeno porte da agricultura familiar. 


A cooperativa desenvolve uma vasta linha de laticínios e néctar de frutas. 

Além de iogurtes, queijos, manteiga, néctar e polpas de frutas.

Para termos ideia do potencial destes agricultores familiares do povoado de Giló, a produção mensal gira em torno de 120 mil litros de iogurte, 3 mil quilos de manteiga, 5 mil quilos de queijo, e 40 mil quilos de polpas de frutas.

A expansão da Coopag se deu de forma acelerada depois dos R$ 1,4 milhão para estimular o crescimento produtivo. 

Na visão do presidente da Coopag, Fred Jordão, o investimento do Governo foi um marco. 

“Em certo período do ano, o nosso leite sobrava, não tinha muito que fazer, principalmente porque não tinha destino certo para esse leite. A partir dos investimentos, a realidade passou a ser outra. Passamos a dar assistência técnica aos nossos produtores, que passaram a ser assistidos por um veterinário, que trabalha 40 horas por semana, e os agricultores passaram a se organizar na sua produção”

A Coopag é inovadora e visionária. 

Estimulou os agricultores e chegou a dividir uma parte do seu faturamento extra entre seus cooperados neste ano de 2019.

Por isso, sempre reforçamos, que quando o cidadão/cidadã vê um produto com selo da agricultura familiar e prioriza esta compra, podemos ter a certeza de que esta ação contribui de forma decisiva em uma cadeia produtiva que faz muito bem para os trabalhadores do campo e o desenvolvimento rural do nosso Estado.

Por: Josias Gomes - Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Nenhum comentário: