Bahia é o primeiro Estado do Nordeste em inscrição no ENEM 2018

A Bahia é o primeiro Estado do Nordeste e terceiro no Brasil em número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ficando atrás de Minas Gerais e São Paulo. Este ano, na Bahia, 398.490 mil estudantes foram confirmados na inscrição de 2018. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), são 5,5 milhões de inscritos confirmados. As provas do ENEM serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro.

“Desde o ano passado que estamos realizando o projeto ENEM 100% para orientar, mobilizar e fomentar a participação dos nossos estudantes no ENEM. Este projeto engloba ações estratégicas voltadas para o fortalecimento das aprendizagens e funciona por etapas, que incluem a mobilização das unidades escolares; a inscrição e o registro dos inscritos; e o fortalecimento das aprendizagens”, destacou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

Ainda dentro das ações do ENEM 100% tem-se o Redijaê, que propõe os estudantes a escreverem e enviarem suas redações para o ambiente virtual da Plataforma Anísio Teixeira e os textos são corrigidos por professores da rede estadual e por estudantes de universidades públicas e particulares e devolvidas para os alunos, com as observações necessárias para o aperfeiçoamento da escrita dissertativa. O ENEM 100% envolve, também, o apoio logístico (transporte) para a realização das provas.

Em abril, a Secretaria promoveu o DIA D ENEM 100%, uma das etapas do projeto, nas unidades escolares, com o objetivo de estimular os alunos a regularizarem os seus documentos (RG e CPF) e a realizaram a inscrição, disponibilizando inclusive computadores, com professores, gestores e técnicos auxiliando no processo. Ainda dentro do ENEM 100%, os colégios são estimulados à realização dos aulões e videoaulas, dentro da fase preparatória que acontece até outubro.

Dados sobre inscrição – As notas do ENEM podem ser usadas para concorrer a vagas no Ensino Superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), a bolsas pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI) e a financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Nenhum comentário: