Artistas baianas fazem shows gratuitos em homenagem à forrozeira Anastácia


A Rainha do Forró é homenageada com shows inéditos em Salvador, Feira de Santana e Santo Amaro da Purificação


Artistas da cena musical baiana exploram as composições, com repertório elaborado através de um apanhado histórico, de Anastácia, a Rainha do Forró. Em três shows gratuitos, em Salvador (06), Feira de Santana (11) e Santo Amaro da Purificação (19), o projeto presta reverência a um dos ícones do forró autêntico, maior parceira do acordeonista Dominguinhos e cúmplice de importantes compositores como Luiz Gonzaga e Zé Dantas, com suas canções de sucesso nas vozes de Clara Miranda e Neila Kadhí.

As musicistas fazem uma releitura das composições de Anastácia, com novos arranjos, a partir de uma formação instrumental composta por piano e sanfona (Aline Falcão), violão, bases eletrônicas e pandeiro (Neila Kadhí), zabumba (Clara Miranda), triângulo e percussão (Kinha Araújo), flauta (Berta Pitanga) e contrabaixo (Zinha Franco).

Idealizado pelas artistas Neila Kadhí, Clara Miranda e Kinha Araújo, o projeto conta com um show homenagem à obra musical de Anástacia. Além da apresentação, o público participará de um bate papo, cujo foco principal é a atuação da mulher nos espaços, principalmente artísticos, com ênfase nos relatos das experiências das musicistas e o processo de criação desse show. O projeto tem a parceria da produtora cultural Sangue no Olho Projetos; apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, via edital setorial de música da Funceb.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Serviço:

Show Anastácia - A Rainha do Forró (Salvador)
Onde: Centro Cultural de Plataforma
Quando: 06 de maio
Quanto: Gratuito
Horário: 17h

Show Anastácia - A Rainha do Forró (Feira de Santana)
Onde: Centro Cultural Amélio Amorim
Quando: 11 de maio
Quanto: Gratuito
Horário: 19h

Show Anastácia - A Rainha do Forró (Santo Amaro)
Onde: Teatro Dona Canô
Quando: 19 de maio
Quanto: Gratuito
Horário: 18h

Nenhum comentário: