14.8.15

"Mais família, Menos Drogas" leva cinema para o Calabar.

Com uma plateia composta, em sua maioria, por crianças e adolescentes, cerca de 250 pessoas compareceram na noite de quinta-feira (13) à área externa da Base Comunitária de Segurança (BCS) Calabar, em Salvador, para assistir ao filme ‘Um Sonho Impossível’. Por meio de um telão de alta definição acoplado a um caminhão, moradores dos bairros do Calabar e do Alto das Pombas acompanharam atentamente cada cena do filme com direito a pipoca.
Baseado em fatos reais, a história conta a trajetória de um jovem negro, que foi adotado por uma família e muda de vida após o acolhimento. A aposentada Maria Helena Machado, 60 anos, levou o neto Patrício, 5, para ver a produção cinematográfica, que tem no elenco a atriz Sandra Bullock. “O cinema é uma distração. Muito bom pra gente da comunidade. Também faço parte do grupo de mulheres daqui. Meu neto participa do judô [oferecido na BCS Calabar] e acho muito importante também, porque ele não fica na rua”.
O secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, acompanhado do comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, prestigiou o evento, que integra da campanha Mais Família, Menos Drogas do Governo do Estado. Ele disse que a intenção do Governo é levar o projeto a outras bases e proporcionar ao público local o contato com a sétima arte.
“Esta é mais uma ação no contexto de chamar a família para ajudar nessa causa de trazer e aperfeiçoar o olhar sobre os jovens, crianças e adolescentes, tirando-as do possível assédio do tráfico, conscientizando dos efeitos do uso das drogas, do convívio com pessoas que praticam a atividade criminosa. Temos falado muito do trabalho da família, das instituições religiosas, do esporte, do lazer e da cultura neste aspecto preventivo”, enfatizou.
A estudante Melissa de Jesus, 17, considerou o tema pertinente para ser exibido na comunidade. “É bom que as crianças vejam que é bom crescer na vida, não usar drogas e ver que ela [personagem de Sandra Bullock] é branquinha e não tem preconceito porque ele é moreno. Sempre bom passar esses filmes aqui para a galera”.
De acordo com o coronel Anselmo Brandão, a campanha Mais Família, Menos Drogas reforça as ações de policiamento comunitário. Ele informou ainda que a escolha do filme não foi aleatória. “O filme leva a uma reflexão sobre o sonho da vida, sobre a maneira que ele deve atuar em relação às dificuldades que ele encontra é de bastante valia. É a corrente do bem sendo reproduzida através da arte e, em uma comunidade, como o Calabar [proporcionar isso] é motivo de muita alegria e satisfação”.
Ampliação de projetos sociais

A BCS Calabar foi a primeira base implantada pelo Governo do Estado - há quatro anos -, por meio do programa Pacto Pela Vida. O comandante da base, tenente PM Marcos Pinho, afirmou que a relação da polícia com a comunidade tem se fortalecido, principalmente, após a implantação e ampliação de projetos sociais. “São aulas de judô, aulas de música, aulas de informática e, agora, aulas de reforço escolar”.

Nenhum comentário: