Os 40 anos da Codevasf são tema de evento em Juazeiro.

A história da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, e as principais ações realizadas em 40 anos de atuação foram tema de um encontro entre professores do Colégio Estadual Dom Avelar Brandão Vilela e dois dos mais antigos funcionários da 6ª superintendência regional, sediada em Juazeiro/BA.
O evento foi realizado no auditório João Nelly de Menezes Regis, e teve como objetivo aumentar os conhecimentos dos docentes sobre a história do desenvolvimento da região do Vale do São Francisco, bem como dar continuidade ao projeto iniciado este ano, com a visitação de empresas locais responsáveis por contribuir notoriamente com o crescimento regional.
O projeto multidisciplinar que está sendo desenvolvido pelos professores tem o tema “A industrialização do Vale” e é voltado para a história do desenvolvimento da região São Franciscana, especificamente a cidade de Juazeiro, desde a década de 70 até os dias atuais. A atividade está sendo desenvolvida por 15 professores das áreas de exatas e ciências naturais, que pretendem expandir os conhecimentos a respeito dessa temática a fim de compartilhar os conteúdos com os estudantes. “Pretendemos levar as informações do mundo externo para dentro da sala de aula, para ampliar a visão do estudante”, esclareceu Luciano Mangabeira, vice-diretor do Colégio.
De acordo com Mangabeira o projeto faz parte dos chamados Projetos Estruturantes, proposto pela Secretaria de Educação do Estado, que tem como foco principal a melhoria das aprendizagens a partir de uma série de atividades desenvolvidas no decorrer do ano letivo.
Durante o encontro foram debatidas questões como surgimento da empresa, áreas de atuação, principais programas que estão sendo desenvolvidos e as ações de maior impacto social e econômico desenvolvidas pela Codevasf, como sistemas de irrigação e agricultura, além de questões sobre agrotóxicos, impactos ambientais e geração de empregos tanto direto como indireto. A professora de ciências e matemática, Telma Cabral, destacou a importância dos assuntos discutidos: “Pudemos saber de muita coisa que não sabíamos antes”, disse.
Para a Técnica em Desenvolvimento Regional da Codevasf, Noêmia Paula Batista, encontros como esse contribuem para dar mais visibilidade à empresa.  “Esta é uma forma de divulgar a grandeza da empresa e externalizar as ações desenvolvidas”, comentou.

O funcionário Hélio Silvio, que também foi um dos palestrantes, comentou que “curiosamente, algumas das principais obras que a Codevasf desenvolve na maioria dos municípios que atende, ficam escondidas, como é o caso do esgotamento sanitário ou até abastecimento de água. Os benefícios que a Codevasf proporciona, como um todo, fazem dela hoje uma empresa em expansão”.

Nenhum comentário: