20.7.21

Documentário 'Ruadas' da Sarau das Seis está disponível na internet



Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc em Petrolina traz memórias teatrais

Entre a criação da Cia. Sarau das Seis em Jacobina-BA e a estreia do documentário ‘RUADAS: Uma travessia poética’ que foi gravado na sua sede em Petrolina-PE, foram 11 anos de história de um coletivo teatral que vem produzindo cenas e pesquisando o fazer artístico. São relatos das memórias que eles carregam dessa trajetória nas artes que o público pode assistir no filme que está disponível no canal do Youtube da companhia.

O diretor do documentário Antonio Pablo, que também é ator e músico integrante da companhia, explica que o projeto “é um bate papo simples na casa/sede do grupo”. “Nessa conversa vamos refletindo, buscando na memória histórias da trajetória de 11 anos de coletivo teatral. Isso é sobre resistência, produzindo estando vivos(as). Vão vindo à tona as lembranças, não seguimos exatamente uma ordem cronológica, o tempo está dilatado, são as nossas lembranças porque é o agora que importa o momento é hoje!”, completa.

Nos depoimentos gravados, além do diretor, estão presentes as atrizes Fernanda Luz e Lua Mandala, que também atuaram como assistentes de produção. A equipe de criação ainda conta com Cleriton F. Alves na assistência de direção e câmera com Felipe Rhein e Vinicius Colares. O som direto foi captado por Joedson Silva e a montagem e finalização por Vinicius Colares.

“Atravessamos tempos difíceis, de muita dor. Enquanto artistas e coletivo teatral, temos o compromisso de sermos agentes do tempo com olhar crítico e questionador, mobilizador! Nesse redemoinho e bem no meio da encruzilhada, ecoamos nossas alegrias, nosso ofício. Precisamos mudar a chave e romper as miserabilidades, porque não queremos ser lembrados somente pelas dores e sim ser vistos como potência, mas lógico que nossa arte é fruto das nossas relações sociais e o quanto somos bombardeados dia após dia”, reflete o diretor.

A companhia vem pesquisando a linguagem teatral da rua como um corpo político, uma atuação que traz a musicalidade e a relação com o espectador. Essa parte sonora estará também disponível ao público em breve com o lançamento do EP Rezo, que disponibiliza a trilha sonora do espetáculo Rua dos Encantados. O lançamento das músicas gravadas será no dia 25 de julho, às 18h, no mesmo canal.

Essa iniciativa teve o apoio do Fórum Popular de Cultura de Petrolina. O projeto foi aprovado pelo edital da Lei Aldir Blanc – Petrolina, contando com o incentivo da Prefeitura de Petrolina e do Governo Federal através da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo. Mais informações sobre o projeto e a companhia podem ser acessadas através das redes sociais: Facebook e Instagram.

Canal da Cia. Sarau das Seis no YouTube.

Por Adriano Alves.

Nenhum comentário: