Conheça 12 funcionalidades do app Preço da Hora Bahia para facilitar as compras


Além de  fazer em tempo real a pesquisa de preços de todos os produtos vendidos no mercado baiano, o aplicativo Preço da Hora Bahia reúne outras funcionalidades que reduzem ou tornam mais rápidas as idas aos locais de compra, facilitando a vida dos usuários na pandemia. Para quem ainda não baixou o app ou mesmo para os usuários que já baixaram mas ainda não estão bem familiarizados, vale a pena dar uma conferida nas 12 principais funcionalidades desta ferramenta que se mostra cheia de recursos.

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), responsável pelo aplicativo, já foram registrados mais de 430 mil downloads de usuários do Preço da Hora Bahia em todo o estado desde o seu lançamento, em 2020. O app utiliza informações obtidas diretamente das notas fiscais do consumidor eletrônicas (NFC-e), trazendo, para quem consulta, uma lista do menor para o maior preço do produto pesquisado junto com os dados dos estabelecimentos onde são ofertados e ainda data e hora de atualização. Para fazer a pesquisa básica de preço, o usuário deve informar o nome ou número do código de barras (GTIN) do produto de interesse.

“Com este conjunto de facilidades, o usuário economiza tempo  e dinheiro, e já sai de casa para fazer a compra certa mais barata”, afirma o diretor de Produção de Informações da Sefaz-Ba, Jadson Bitencourt, que sugere aos usuários do aplicativo “ir descobrindo e se adaptando às funcionalidades, usufruindo das facilidades que o sistema oferece”.

Quem ainda não baixou o aplicativo encontra o Preço da Hora Bahia na Apple Store e na Google Play Store. A pesquisa também pode ser feita pelo site precodahora.ba.gov.br . Para quem já tenha baixado o app, o auditor fiscal Felipe Abreu, da Gerência de Sistemas da Sefaz-Ba recomenda que o usuário verifique se já está com a versão 1.2.119 do app, que apresenta novo layout, melhorias na performance das consultas e a lista mais completa de funcionalidades disponíveis.


Confira as 12 principais funcionalidades do Preço da Hora Bahia:

1.Pesquisa de produtos: a pesquisa básica de produtos permite que o usuário informe o nome ou número do código de barras (GTIN) do produto de interesse e encontre resultados ordenados do menor para o maior preço praticados no mercado.

2.Filtros de pesquisa: para realizar a pesquisa básica, o usuário pode modificar diversos filtros de pesquisa, tais como: usar a localização com base no centro de um município selecionado ou com base no GPS do smartphone; alterar o raio de busca (1 a 30 km); alterar a quantidade de horas desde a última venda (12 a 72h) e buscar por um estabelecimento específico, por um grupo de estabelecimentos favoritos ou em todos os estabelecimentos disponíveis.

3. Compartilhar o preço encontrado: possibilidade de compartilhamento de valores dos itens pesquisados via WhatsApp, Instagram, Facebook, SMS, e-mail, Telegram, entre outros aplicativos. A funcionalidade segue os padrões visuais de compartilhamento da linguagem das redes sociais. Ao clicar no símbolo padrão de compartilhamento – os três pontos interligados – ao lado do produto pesquisado, o usuário do aplicativo escolhe o meio por onde quer repassar a informação encontrada.

4.Histórico de preços: esta funcionalidade permite que o usuário, a partir da tela de Detalhes do Produto, visualize o histórico de preços médios e mínimos daquele produto específico para todo o estado da Bahia, por dia ou mês, bem como para aquele estabelecimento específico, por dia ou mês.

5.Traçar rota: o aplicativo permite que o usuário visualize a rota para chegada ao estabelecimento de interesse. Na tela de Detalhes do Produto, basta clicar no botão "Traçar rota" que o aplicativo irá exibir a rota ideal, com auxílio do GPS do smartphone do usuário e de aplicações externas, como o Google Maps, para chegada ao estabelecimento;

6.Informar problema: esta funcionalidade permite que o usuário informe um problema associado a um produto específico. Os problemas informados podem estar relacionados a preços abusivos, preços divergentes das notas fiscais, endereço ou telefone incorretos, entre outros. A ocorrência será direcionada para a equipe de atendimento do PHB, e o usuário terá a resposta no próprio aplicativo, no menu "Problemas Informados".

7.Pesquisa de combustíveis: o aplicativo tem uma pesquisa à parte especificamente para combustíveis (gasolina, etanol, diesel e GNV). Ela funciona da mesma forma que a pesquisa básica, mas aqui os usuários apenas selecionam uma das quatro opções de combustíveis. Todas as funcionalidades citadas anteriormente também se aplicam para a pesquisa de combustíveis.

8.Pesquisa por medicamentos: o aplicativo tem uma outra pesquisa à parte especificamente para medicamentos. Nela, o usuário deve informar o nome, o princípio ativo ou o laboratório do medicamento para realizar a pesquisa. Todas as funcionalidades citadas anteriormente também se aplicam para a pesquisa de medicamentos.

9.Lista de compras: nesta funcionalidade, o usuário pode criar listas de compras, adicionando os produtos pelo ícone do carrinho ou pesquisando direto do menu Listas, com até 40 produtos cada, e processá-las em uma pesquisa. A pesquisa irá retornar os cinco estabelecimentos que melhor atendem à lista de compras, por preço e produtos oferecidos. Os filtros de pesquisa podem ser alterados da mesma forma que na pesquisa básica.

10.Produtos favoritos: o aplicativo permite que o usuário registre os seus produtos favoritos, clicando no ícone do coração na tela de Detalhes do Produto ou pesquisando direto do menu Favoritos, para que ele possa monitorar os preços destes produtos de maneira mais prática e rápida.

11.Estabelecimentos favoritos: esta funcionalidade permite a criação de grupos com os estabelecimentos comerciais favoritos do usuário. Assim é possível pesquisar os preços de produtos em locais já frequentados ou próximos de casa ou do trabalho, como mercados, postos de gasolina, farmácias, entre outros.  O usuário pode ainda  utilizar as suas listas de compras para serem  processadas somente nos estabelecimentos favoritos. A partir desta lista, ele pode pesquisar o preço de um medicamento somente nesses estabelecimentos e dirigir-se ao local com o menor preço apresentado no aplicativo.

12.Fale conosco: o aplicativo disponibiliza um canal aberto de comunicação com a equipe de atendimento, em que o usuário pode reportar livremente críticas, sugestões e problemas como aplicativo travado ou sem resultados nas pesquisas. A resposta será encaminhada para o e-mail informado pelo usuário no momento do registro.

Nenhum comentário: