Fiscalização do Ibametro reprova 37 balanças.

A Operação Páscoa realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), até a última quinta-feira (02), incluiu também a fiscalização de balanças para pesagem de pescados em peixarias, supermercados e feiras livres, na capital e interior do Estado. No total foram 376 instrumentos vistoriados, sendo 37 reprovados, por estarem funcionando em desacordo com a Portaria Inmetro nº 236/94, que regulamenta o instrumento de pesagem.
A fiscalização envolveu as equipes de trabalho das Agências Regionais do Instituto, situadas nos municípios de Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Barreiras e Eunápolis, além da unidade em Salvador. A maior parte das balanças irregulares foi encontrada nos estabelecimentos comerciais da capital baiana (17), Jequié (08) e Itabuna (06). A Operação Páscoa visitou um total de 252 estabelecimentos em toda a Bahia, no período de 30 de março a 02 de abril.
“A fiscalização de balanças é uma das atividades permanentes do Instituto, na área de verificação de instrumentos, que merece atenção especial nesse período da páscoa, por conta do farto consumo de pescados. O nosso objetivo é evitar equipamentos irregulares no mercado que possam gerar prejuízos aos consumidores”, afirmou o diretor-geral do IBametro, Randerson Leal. O Ibametro é o órgão delegado do INMETRO na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).


Ascom - Ibametro

Nenhum comentário: