Heleno Silva e Jackson Barreto participam da comemoração da entrega de posse de terra aos assentados.


Crédito da foto: Filon Neto.
Dando continuidade à política de reforma agrária no governo Marcelo Dedá, ontem, 03, o vice-governador Jackson Barreto esteve em Canindé de São Francisco no ato de comemoração da entrega de títulos de terras aos assentados da fazenda Japão, rebatizada agora como “assentamento Daniel Ricardo”, uma homenagem a um dos primeiros a participar da luta pela posse de terras no município. Esteve também presente o prefeito da cidade Heleno Silva, o de Poço Redondo Roberto Araujo e o deputado estadual João Daniel, além de diversas autoridades. Receberam o título de posse 45 famílias.
O MST local, através do senhor Antenor Florentino, um dos lideres do movimento, reconheceu o compromisso dos atuais governos estadual e municipal com os assentados. Ele disse que hoje já tem no estado, mais de 2.000 famílias assentadas sem que para isto tenha ocorrido qualquer conflito grave.
Heleno Silva disse que o crescimento e o desenvolvimento da cidade de Canindé passam pelos assentados. Em uma clara demonstração do reconhecimento da importância que tem o movimento para a sociedade. Na oportunidade ele lembrou que o primeiro ato do seu governo, ao assumir a prefeitura foi o de autorizar todos os carros pipas contratados a colocar água nos assentamentos e acampamentos. Beneficiando a população e o gado que vem sofrendo com a seca prolongada.
Durante sua fala Jackson Barreto lembrou a todos que a seca que se abateu sobre o nordeste e que castiga o semiárido sergipano, é a maior já registrada nos últimos 90 anos. E segundo ele, se não fosse os programas sociais dos governos, como a bolsa estiagem, a bolsa família, Pronafe - Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, e outros, além dos caminhões pipas a situação seria insuportável para todos. É que sem estes benefícios, grande parte da população rural já teria se deslocado para os grandes centros, causando ainda mais problemas sociais.

Nenhum comentário: