Grupo português visita projetos de fruticultura e Polo Agroindustrial baiano


Uma comitiva formada pelo presidente do grupo português Convento Espinheiro, Nuno Camacho, o Cônsul de Portugal, Jorge Fonseca, e liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, visitou projetos de fruticultura no Vale do São Francisco e o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco baiano, neste sábado (31). A missão esteve em Juazeiro, Casa Nova e Barra, na Bahia, e também em Petrolina/PE.  

“Mais do que falar dos projetos, gosto de trazer possíveis investidores para ver in loco a transformação que temos feito no Estado. Os projetos de fruticultura são uma maravilha. Estamos produzindo frutas com uma qualidade excepcional no Sertão do São Francisco. Temos ainda o Polo Agroindustrial, um vetor de crescimento da região. E gosto sempre de frisar que a capacitação da população local foi uma das nossas preocupações, por isso, criamos a Fazenda Escola Modelo, que conta com parcerias importantíssimas”, declara Leão.

A comitiva visitou a Agrovale, referência em agricultura irrigada e produtividade de cana por hectare, no setor sucroalcooleiro. A empresa produz açúcar, etanol e bioeletricidade, no município de Juazeiro. Esteve ainda na fazenda de frutas Corsino e conheceu os projetos experimentais de pera da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Em Barra, o grupo esteve na Fazenda Escola Modelo CEEP Águas. A missão percorreu ainda as fazendas Barra Agropecuária, que está em fase de supressão vegetal e que produzirá soja, milho, feijão e tomate; Euroeste, que investe em um empreendimento agropecuário; e a Desterro, que produzirá grãos. o diretor-geral do Instituto do Patrimônio, Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos Oliveira, e o ex-secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, participaram da comitiva.

Nenhum comentário: